Este impressionante mapa impresso, de 1698, faz parte de um conjunto de 23 mapas feitos pelo cartógrafo italiano Andrea Antonio Orazi para o livro Istoria delle guerre del Regno del Brasile. Assinado pelo carmelita português João José de Santa Teresa e publicado em Roma, o livro é um raro relato da guerra colonial entre Portugal e Holanda e é considerado um dos mais suntuosos trabalhos sobre o Brasil do período, em parte pelo grande conjunto cartográfico.
Santa Teresa viveu 12 anos em missões jesuítas no Brasil antes de se tornar bibliotecário na biblioteca do Colégio dos Jesuítas de Roma. Lá, concluiu a sua obra. Seu relato foi subsidiado pelo rei D. Pedro II, de Portugal, e contou com o trabalho de artistas famosos na gravação dos mapas.
O mapa é ricamente trabalhado, com o cartucho de título trazendo as armas da Coroa sustentadas por anjos e as escalas de léguas dentro de uma concha sustentada por tritões. O mapa ainda oferece uma visão privilegiada da região, suas baías, rios e ilhas de destaque. Uma grande rosa dos ventos orienta o mapa, que tem o Norte para a direita, e o Espírito Santo assume uma posição central, de destaque.