Sobre o Projeto

Documentos Históricos do Espírito Santo

Quem faz pesquisas históricas sabe qual é o prazer de ir atrás de uma fonte antiga, encontrá-la e descobrir o que ela tem para dizer e fazer a crítica interna, de seu conteúdo, e externa, de seu contexto histórico. Isso não é diferente para quem faz pesquisas sobre o Espírito Santo: é preciso visitar diversos lugares, vasculhar milhares de documentos e catálogos e, quando permitido, até se empoeirar com os documentos originais, e sentir o prazer de ter em mãos algo feito centenas de anos atrás.

Mas nem sempre isso é possível e certamente nunca é fácil. Há diversos problemas que se colocam entre o pesquisador e as fontes históricas do Espírito Santo. Foi pensando nisso que o site História Capixaba (antes Spirito Sancto) foi criado – um portal de documentos históricos do estado do Espírito Santo que disponibiliza para qualquer leitor, de forma fácil e gratuita, a transcrição ou ainda a digitalização de documentos de difícil acesso para o pesquisador, fontes espalhadas pelo mundo todo que agora estão reunidas aqui, com o único objetivo de democratizar a nossa história.


Nossa história em um único lugar

O História Capixaba (antes Spirito Sancto) é um projeto individual, criado pelo historiador capixaba Fabio Paiva Reis, para divulgar o maior número possível de documentos históricos do estado do Espírito Santo, de forma clara, simples e gratuita, para historiadores, pesquisadores, estudantes e interessados em conhecer mais sobre a história do Espírito Santo.

Esta nova biblioteca digital possui o maior conjunto de documentos capixabas reunidos na internet e oferece ao seu público a oportunidade de encontrar tudo o que pode precisar para escrever seus trabalhos, tirar suas dúvidas e aprender mais sobre o Espírito Santo. É a nossa história em um único lugar.

O objetivo do História Capixaba é ajudar pesquisadores e historiadores na construção da história de nosso estado, centralizando e garantindo acesso a documentos históricos que normalmente são de difícil acesso. Com o aval da Biblioteca Nacional para a divulgação de todos esses documentos de forma gratuita e democrática, o projeto, aos poucos, trata e transcreve documentos históricos do Espírito Santo, ampliando o acervo do site e se tornando, cada dia mais, o melhor ponto de partida para qualquer pesquisa, trabalho, livro ou textos acadêmicos.


“A dispersão das fontes tem dificultado o processo”

Se você já precisou fazer um trabalho sobre a história do Espírito Santo, sabe que não é uma tarefa fácil. Não importa se é um trabalho de escola, um artigo, uma pesquisa ou uma monografia, dissertação ou tese, você terá dificuldades em encontrar suas fontes.

Isso acontece porque, infelizmente, a documentação relacionada à história do Espírito Santo está espalhada não só pelo estado, mas pelo mundo. Apesar do grande serviço prestado por centros de documentação como a Biblioteca Estadual, o Arquivo Público entre outros, não há o necessário incentivo à digitalização e disponibilização desses documentos através da internet. Com isso, um pesquisador é obrigado não só a visitar diversas instituições de pesquisa, como também vencer as barreiras existentes em cada uma para obter acesso a documentos mais antigos e complicados de manusear – fator que muitas vezes impedem que esses arquivos sejam sequer postos à disposição de quem os procura.

Em uma conversa conosco, a historiadora portuguesa Maria José dos Santos Cunha destacou essa dificuldade em relação às pesquisas sobre a história do Espírito Santo e a dificuldade de transcrever a documentação original do período colonial brasileiro microfilmada pelo Projeto Resgate:

Associado ao historiador e ao pesquisador, em geral, existe um trabalho de seleção, validação e classificação de documentos que fazem com que as fontes devam ser construídas, e não apenas encontradas, e esse trabalho exige tempo, metodologias e estratégias que precisam ser encaradas não apenas para os “novos papéis”, como também para aqueles que se pensa serem já do conhecimento de todos. A dispersão das fontes do ES ou a ele relativas tem dificultado o processo, uma vez que poucos podem dispor de meios materiais para os buscar. Neste sentido, a disponibilização oferecida pelo Projeto Resgate é uma mais-valia, contudo, parece-me, haver um déficit paleográfico no estado, o que provoca sérios constrangimentos de natureza temporal ao avanço da produção científica.

A importância do trabalho de digitalização e divulgação torna-se ainda mais evidente quando nos deparamos com essas dificuldades impostas principalmente ao pesquisador que estuda o Espírito Santo colonial. São poucos os documentos coloniais em arquivos e bibliotecas do estado. Muitos desapareceram em algum momento de nossa história e os poucos que conseguimos encontrar hoje com facilidade são exatamente aqueles que, um dia, foram transcritos e publicados. Isso aconteceu em importantes publicações capixabas, mas em pequena quantidade. O maior desses trabalhos é a série Documentos Históricos, da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro – cujos mais de 100 volumes não existem no Espírito Santo – o pesquisador é obrigado a sair do estado para pesquisar essa documentação.

É por isso que o Spirito Sancto é tão importante: ele surgiu para resolver este problema e fazer todo o trabalho de busca e seleção de documentos, reunindo, em um único lugar, o maior número possível de fontes históricas do Espírito Santo.


Missão

Nossa missão é colaborar com o desenvolvimento de pesquisas e textos sobre a história de nosso estado.

Com isso, queremos oferecer a historiadores, pesquisadores e todos os interessados no tema uma oportunidade de encontrar, em um único lugar, todas as fontes históricas, seja ela em imagens, livros ou outros textos, que eles possam precisar para fazer suas pesquisas, escreverem seus trabalhos e matarem suas curiosidades.

Visão

Pretendemos sero principal banco de dados de documentos históricos do estado.

O projeto está focando a inserção dos documentos históricos já reunidos em conjunto com nosso público para que o site ofereça tudo o que eles precisam para alcançar seus objetivos.