Locais de Interesse

Os Passos de Anchieta passam por alguns dos principais locais de interesse do Espírito Santo. Veja alguns deles em detalhes abaixo.
  • Capela de Santa Luzia

    Catedral Metropolitana

    É a igreja mais antiga de Vitória. Foi erguida no século XVI sobre uma rocha, em estilo colonial, com traços arquitetônicos simples e edificada na fazenda de Duarte Lemos, na sesmaria doada pelo primeiro donatário da Capitania do Espírito Santo, Vasco Fernandes Coutinho.

    Construída em pedra e cal de ostra e coberta com telhas de barro, apresenta as mesmas características das outras igrejas do Espírito Santo: nave retangular, mais longa e mais alta do que a capela-mor. Tem como peculiaridade uma única porta de acesso, coroada com um pequeno frontão, datado do século XVIII, ao lado da torre sineira.

    Em 1943 foi restaurada e funcionou como galeria de arte e Museu de Arte Sacra. Considerada uma obra de grande valor histórico e Cultural, a Capela de Santa Luzia é um marco do início da colonização do Espírito Santo. Foi tombada pelo IPHAN em 1946.

    Saiba mais.
  • Palácio Anchieta

    Palácio Anchieta

    Até 1759, o Palácio Anchieta abrigava o Colégio de São Tiago, conjunto que começou a ser erguido em 1570, a partir da construção de uma nova sede para a Igreja de mesmo nome, que havia incendiado.

    A primeira ala do colégio foi concluída em 1587, pelo Padre José de Anchieta, que morreu dez anos mais tarde sendo enterrado junto ao altar-mor da Igreja de São Tiago.

    A segunda ala do colégio só foi construída 120 anos depois, de frente para a Baía de Vitória, e é parte do quadrilátero que acabou de ser erguido em 1747 e existe até hoje.

    Em 1798, recuperado de um incêndio ocorrido dois anos antes, o prédio é denominado Palácio do Governo.

    No ano de 1945, no aniversário da morte do padre José de Anchieta, o então governador, Jones dos Santos Neves, publica decreto nomeando a sede do Governo Estadual como Palácio Anchieta – que guarda o túmulo simbólico do padre desde 1922.

    Enfrentando três grandes incêndios e várias reconstruções ao longo de sua história, o edifício é Tombado pelo Conselho Estadual de Cultura em 1983 e em 2004 a primeira obra de restauro é iniciada.

    Saiba mais.
  • Igreja de Nossa Senhora do Rosário

    Igreja de Nossa Senhora do Rosário

    A Igreja de Nossa Senhora do Rosário de Vila Velha foi construída, primeiramente, como uma capela, na Prainha, em Vila Velha, lugar de desembarque do primeiro donatário da Capitania do Espírito Santo, Vasco Fernandes Coutinho, em 23 de maio de 1535. No mesmo ano de 1535, iniciou-se a sua construção e, em 1551, com a ajuda dos jesuítas, foi ampliada atingindo sua dimensão atual.

    É a igreja mais antiga do Espírito Santo e uma das mais antigas do Brasil. Apesar de não haver vestígios materiais no local, a Igreja teve como anexo a Casa de Misericórdia, construída em 1595 e, tempos depois, transferida para Vitória. Outro anexo era um cemitério, onde esteve sepultado Vasco Fernandes Coutinho, que foi removido do local por volta de 1915.

    Saiba mais.
  • Mata do Morro do Convento

    Mata do Morro do Convento

    No Santuário da Natureza, preservado pela fraternidade, são encontradas quase todos os tipos de plantas e árvores de características da Mata Atlântica, como ypê, jacarandá, pau-Brasil, jequitibá, boleira, as mais diferentes orquídeas, bromélias. Além de muitas espécies de répteis, como as cobras (jiboia, coral, cascavel, jararaca…), sapos, diversos insetos, aranhas, escorpiões, abelhas e etc… E não para por aí, o Convento possui ainda um gigantesco acervo natural de pássaros, como saíra, pica-pau, canários, . As figuras mais avistadas no Convento são os macaquinhos saguis, os urubus, os gambas, esquilos, jacupembas, urubu da cara vermelha, teiús, corujas, vagalumes, “bichos preguiça” entre outros.

    Saiba mais.
  • Igreja de Nossa Senhora da Conceição - Guarapari (ES)

    Igreja de Nossa Senhora da Conceição - Guarapari (ES)

    A Igreja Nossa Senhora da Conceição fazia parte do conjunto do aldeamento jesuíta de Gurapari. Assim como a Igreja de Nossa Senhora da Assunção em Anchieta (Aldeia de Reritiba) e a Igreja de Reis Magos em Nova Almeida/Serra, foi erguida no século XVI, fundada e visita pelo padre José de Anchieta. Após a fundação do aldeamento de Reritiba, os jesuítas abandonaram a Aldeia de Guarapari e a Igreja Nossa Senhora da Conceição e a residência entraram em processo de arruinamento.

    Em 1751, oito anos antes da expulsão dos jesuítas o conjunto foi é reconstruído. Essa condição, porém, não dura por muito tempo e mais uma vez entra em processo de deterioração. No fim do século XIX, é então novamente reconstruída e internamente modificada com o alongamento da capela-mor. Externamente, a principal alteração corresponde à abertura de duas portas laterais e ao recobrimento da portada com reboco com conchas na fachada frontal. Da residência só resta os vestígios de sua base.

    Saiba mais.
  • Parque Paulo Cesar Vinha e APA de Setiba

    Parque Paulo Cesar Vinha e APA de Setiba

    Com o intuito de preservar uma faixa contínua de restinga, um dos ecossistemas mais ameaçados da Mata Atlântica, foi criado pelo decreto nº 2.993-N de 1990, com a denominação inicial de Parque de Setiba. Por meio da Lei nº 4.903 de 1994, passou a ser denominado Parque Estadual Paulo César Vinha, em homenagem ao biólogo Paulo César Vinha, morto em 1993, por atuar contra a extração de areia na região.

    Há uma grande diversidade de ambientes em sua área como lagoas, dunas, planícies alagadas e as formações vegetais de restinga, onde das 10 fitofisionomias conhecidas, 09 delas se encontram no Parque, como a Mata Seca, a Floresta Permanentemente Inundada, o Brejo Herbáceo, o Aberto de Clúseas, entre outras. O Parque abriga espécies da flora e fauna ameaçadas de extinção como a coroa-de-frade e o ouriço preto, além de espécies endêmicas como algumas pererecas e libélulas. A Lagoa de Caraís é sua principal atração. O Parque integra a Área de Proteção Ambiental (APA) de Setiba, que visa proteger áreas adjacentes de restinga e a região marinha do arquipélago das Três Ilhas.

    Saiba mais.
  • Santuário Nacional de Anchieta

    Santuário Nacional de Anchieta

    A Igreja Matriz Nossa Senhora da Assunção foi construída entre os séculos XVI na chegada do padre Anchieta com os indígenas da região. Os índios construíram a igreja e a cela (quarto do padre Anchieta) onde ele morreu.

    O Conjunto Jesuítico de Anchieta destaca-se pela importância que teve no processo de inculturação religiosa dos índios puris e tupiniquins, conduzido pela Companhia de Jesus no tempo da Colônia, modelo considerado pioneiro no Brasil; mas também por ter sido o lugar onde o padre José de Anchieta passou os últimos anos de sua vida.

    Saiba mais.
  • Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Papagaio

    Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Papagaio

    Esta unidade foi criada pelo Decreto Municipal 3692/2011, com a finalidade de conservar o manguezal, o rio e as espécies que nele habitam, como pássaros, caranguejos, peixes, entre outros. Sua área total delimitada é de 17.312.052,41 m².

    Saiba mais.