Os Passos de Anchieta

Os Passos de é o nome do roteiro que reconstitui a trilha habitualmente percorrida pelo José de Anchieta nos seus deslocamentos da de Reritiba (atual cidade de Anchieta) até a Vila de Nossa Senhora da Vitória, onde cuidava do Colégio de São Tiago (hoje Palácio Anchieta), em caminhadas quinzenais que ele empreendia nos últimos anos de sua vida, quando preferiu recolher-se à vila indígena nas costas do Espírito Santo.

O roteiro foi resgatado em 1998 e vem se consolidando como uma rota perene, a ser percorrida ou conhecida a qualquer época do ano, por qualquer trecho do percurso. A caminhada anual é promovida pela ABAPA – Associação Brasileira dos Amigos dos Passos de . Ela é realizada sempre a partir do feriado de Corpus Christi, beneficiando-se do feriado nacional que favorece a disponibilidade das pessoas visto que o percurso total demanda quatro dias.

 

Roteiro

Os Passos de Anchieta são divididos em 4 dias, sendo que cada dia conta com uma caminhada de 23 a 28 quilômetros. A Abapa monta pontos de apoio aos andarilhos em intervalos constantes para fornecer água, frutas e medicação para as câimbras, bolhas e torções, e também ambulâncias prontas para qualquer necessidade. Também nos postos, as credenciais devem ser carimbadas para que no fim do percurso o andarilho receba o certificado de participação. Todo o percurso é marcado fortemente por aspectos ecológicos, históricos, religiosos e culturais.

Clique aqui para conhecer todos os detalhes do roteiro

Fotografias

As fotos dos 100 quilômetros percorridos durante os Passos de Anchieta mostram um pouco do caminho edas paisagens que os peregrinos encontram.

 

Documentário

Conheça um pouco mais sobre os Passos de Anchieta, de sua importância e de seu trajeto através deste documentário de aproximadamente 20 minutos.


 

Quer saber mais?

Para mais informações sobre os Passos de Anchieta, incluindo inscrição, hospedagem e mais, visite o site da ABAPA.