Maracaiaguaçu, O Gato Grande, aliás, Vasco Fernandes, ou o elogio do discurso evangelizador (Artigo)

Os Jesuítas no Espírito Santo 1549-1759: contactos, confrontos e encontros, por Maria José dos Santos Cunha
25/01/2016
Vasco Fernandes Coutinho: notas históricas e genealógicas (Artigo)
25/01/2016
Exibir tudo

Maracaiaguaçu, O Gato Grande, aliás, Vasco Fernandes, ou o elogio do discurso evangelizador (Artigo)

Referência

CUNHA, Maria José dos Santos. Maracaiaguaçu, O Gato Grande, aliás, Vasco Fernandes, ou o elogio do discurso evangelizador. Revista Ágora. Vitória, n. 20, 2014, p. 24-40. Disponível em: . Acesso em: .

Créditos

Maria José dos Santos Cunha, Revista Ágora

Encontrou um erro?

 
Compartilhe:

Resumo: O artigo tem por objetivo destacar a figura pouco conhecida de Maracaiaguaçu, o chefe temiminó refugiado com a sua tribo, em 1555, na ilha de Santo António, através da versão dos jesuítas que o conheceram. Da leitura dos textos jesuíticos despontam, paralelamente, a figura deste chefe, as alianças políticas, a visão edificante da conquista espiritual, que justificava a evangelização, e permite-nos aceder ao espaço negocial entre conquistadores e indígenas, entremeado de mal entendidos e compromissos, cujo final era a integração dos indígenas no mundo colonial.

Palavras-chave: Espírito Santo; Índios; Jesuítas

* Artigo submetido à avaliação em 22 de agosto de 2014 e aprovado para publicação em 1 de outubro de 2015. O texto foi escrito segundo a norma ortográfica de Portugal ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

** Doutoranda da Universidade de Évora, em Teoria Jurídico Política e Relações Internacionais, especialidade de Cultura, Política e Sociedade. Parte deste texto, com nova redação, faz parte da tese para obtenção do grau de doutor Os jesuítas no Espírito Santo 1549-1759: contatos, confrontos e encontros (2014), apresentada à Universidade de Évora, Portugal. E-mail: [email protected]


Download

Loader Loading…
EAD Logo Taking too long?
Reload Reload document
| Open Open in new tab

Download [407.70 KB]

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.