Referência

CUNHA, Maria José dos Santos. Vasco Fernandes Coutinho: notas históricas e genealógicas. Dimensões, vol. 31, 2013, p. 105-126. Disponível em: . Acesso em: .

Créditos

Maria José dos Santos Cunha, Revista Dimensões

Encontrou um erro?

 

Resumo: Vasco Fernandes Coutinho nasceu em família da pequena nobreza de serviços com ligações familiares à alta nobreza. Como qualquer jovem de igual estatuto social, fez carreira militar no Império Português do Oriente por cerca de 25 anos, chegando a alcançar alguma proeminência,com breve passagem por Marrocos. Quando o rei português decidiu iniciar a colonização do Brasil, dividindo o ônus com a iniciativa privada, a Vasco Fernandes foi entregue, a título hereditário, a décima primeira capitania que receberia o nome de Espírito Santo.

Palavras-chave: Espírito Santo; Capitão-donatário; Capitanias hereditárias; Colonização.

* Artigo recebido em 27 de outubro de 2013. Aprovado para publicação em 5 de dezembro de 2013.

** Doutoranda em Teoria Jurídico-Política e Relações Internacionais, pela Universidade de Évora. Membro do Núcleo de Investigação em Ciência Política e Relações Internacionais com a tese “Os Jesuítas no Espírito Santo: contactos, confrontos e encontros (1549-1459)”. E-mail: cunha.mjs@gmail.com.


Documento

Loader Loading…
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

Download [408.96 KB]

 
Fabio Paiva Reis
Fabio Paiva Reis
Fabio é capixaba, natural de Vitória. Historiador, fez doutorado na Universidade do Minho, em Portugal, e se especializou em História do Espírito Santo Colonial. Fundou este site em 2015 e, no ano seguinte, foi premiado no edital de Educação Patrimonial da Secretaria do Estado da Cultura do Espírito Santo. Hoje é professor de História no Instituto Federal do Espírito Santo - Campus São Mateus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.