spiritosancto-miniatura-atualizacao

O site Spirito Sancto passou por importantes atualizações esta semana. Todas elas tiveram como objetivo facilitar a por documentos históricos, temas, personagens e assuntos chave:

1. Todo conteúdo está aberto!

Nos meses do site, mantivemos o conteúdo acessível apenas para membros do site. Esta foi apenas uma medida que estabelecemos para controlar o acesso enquanto estabelecíamos um padrão de conteúdo digno de nossos leitores. Entretanto, ao batermos a marca de 200 documentos históricos compartilhados, resolvemos que era hora de abrir o site completamente para todos os visitantes. Sem obrigações, sem dificuldades. Basta clicar e entrar.

2. Imprima ou salve documentos em de forma otimizada.

Para facilitar para nossos visitantes o download de nosso conteúdo, agora é possível fazer o download de qualquer documento no formato PDF. Ao clicar no botão para imprimir, disponível no final de cada página, os visitantes terão a oportunidade de salvar o conteúdo de forma limpa, sem distrações visuais e com todas as informações necessárias.

3. Marcadores ativos facilitam a busca por assuntos específicos.

Ativamos hoje marcadores ativos nos textos do site. Para explicar o que isso significa de forma simples, eles criam links em palavras-chaves dentro do texto. Ao clicar em um desses links, o visitante verá todos os outros documentos com aquela mesma palavra-chave. Por exemplo, um documento que contenha o termo “Capitania do Espírito Santo” levará o visitante a conhecer dezenas de outros documentos com o mesmo termo. Ótimo, não é?

spiritosancto-busca-personalizada

4. Buscas avançadas por documentos em nosso site e em grandes acervos digitais

Criamos um espaço de Pesquisa do Acervo, que facilitará as buscas para todos os visitantes. Lá, é possível fazer três tipos diferentes de pesquisa:

  1. A busca simples em nosso site, para encontrar um documento em nosso acervo.
  2. Uma busca temática no Google, com palavras-chave pré-estabelecidas para facilitar a procura sobre a do Santo.
  3. Uma pesquisa personalizada, também baseada no Google, mas que procura diretamente nos principais acervos digitais relacionados à história do , como a Biblioteca Nacional do Brasil, Biblioteca Nacional de Portugal, Biblioteca Digital Luso-Brasileira, Biblioteca Digital Mundial e .

Desta forma, queremos facilitar para os visitantes, para que eles possam encontrar os documentos que precisam seja em nosso site, seja em outro.

5. Alcançamos a marca de 200 documentos compartilhados!

Quebramos a surpresa no primeiro tópico, mas celebramos o fato de que, mesmo cuidando de todas as outras novidades, conseguimos manter o site atualizado e chegamos hoje aos 200 documentos históricos compartilhados. Assim, continuamos com o nosso objetivo de terminar o ano com 500 documentos disponíveis em nosso site.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.