Referência
Créditos
Encontrou um erro?
Fotografias de Jean Victor Frond: imagens do Espírito Santo em 1860
Jean-Victor Frond (Montfaucon (Lot), 1821 – Varreddes, França 1881), fotógrafo e pintor francês, possuiu um estúdio no Rio de Janeiro entre os anos de 1858 e 1862.
Ao chegar ao Brasil, Frond montou um ateliê, recebendo o reconhecimento da Casa Imperial e tornando-se um dos fotógrafos do imperador. Foi considerado um dos melhores profissionais do ramo na época e ganhou renome com a publicação do livro “Brasil Pitoresco”, contendo fotografias de sua autoria realizadas no Rio de Janeiro e fazendas de escravos do interior daquela província. Victor Frond foi o primeiro a registrar fotograficamente o cotidiano dos escravos nas lavouras fluminenses e a produção agrícola nacional.
Após o sucesso dos primeiros volumes o projeto se expande tendo como meta retratar e descrever outras províncias do Brasil, principalmente as de Pernambuco e Bahia. O Espírito Santo também é inserido nesse roteiro. Frond é então contratado pelo governo imperial, com recursos do Departamento Geral de Terras, para excursionar pelo interior, seguindo o mesmo itinerário trilhado pelo monarca Dom Pedro II nas terras capixabas, incluído a província no projeto foto-publicista do “Brasil Pitoresco”.