Referência

CUNHA, Maria José dos Santos. Maracaiaguaçu, O Gato Grande, aliás, Vasco Fernandes, ou o elogio do discurso evangelizador. Revista Ágora. Vitória, n. 20, 2014, p. 24-40. Disponível em: . Acesso em: .

Créditos

Maria José dos Santos Cunha, Revista Ágora

Encontrou um erro?

 

Resumo: O artigo tem por objetivo destacar a figura pouco conhecida de Maracaiaguaçu, o chefe temiminó refugiado com a sua tribo, em 1555, na ilha de Santo António, através da versão dos jesuítas que o conheceram. Da leitura dos textos jesuíticos despontam, paralelamente, a figura deste chefe, as alianças políticas, a visão edificante da conquista espiritual, que justificava a evangelização, e permite-nos aceder ao espaço negocial entre conquistadores e indígenas, entremeado de mal entendidos e compromissos, cujo final era a integração dos indígenas no mundo colonial.

Palavras-chave: Espírito Santo; Índios; Jesuítas

* Artigo submetido à avaliação em 22 de agosto de 2014 e aprovado para publicação em 1 de outubro de 2015. O texto foi escrito segundo a norma ortográfica de Portugal ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

** Doutoranda da Universidade de Évora, em Teoria Jurídico Política e Relações Internacionais, especialidade de Cultura, Política e Sociedade. Parte deste texto, com nova redação, faz parte da tese para obtenção do grau de doutor Os jesuítas no Espírito Santo 1549-1759: contatos, confrontos e encontros (2014), apresentada à Universidade de Évora, Portugal. E-mail: cunha.mjs@gmail.com.


Download

Loader Loading…
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

Download [407.70 KB]

 
Fabio Paiva Reis
Fabio Paiva Reis
Fabio é capixaba, natural de Vitória. Historiador, fez doutorado na Universidade do Minho, em Portugal, e se especializou em História do Espírito Santo Colonial. Fundou este site em 2015 e, no ano seguinte, foi premiado no edital de Educação Patrimonial da Secretaria do Estado da Cultura do Espírito Santo. Hoje é professor de História no Instituto Federal do Espírito Santo - Campus São Mateus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.