16/06/1656: Carta para o Capitão-mor da Capitania do Espirito Santo Francisco Luis de Oliveira sobre o navio de Buenos Ayres

Referência

BIBLIOTECA NACIONAL. Documentos Históricos: 1648-1661 - Correspondência dos Governadores Gerais - Conde de Castello Melhor, Conde de Athouguia, Francisco Barretto (Vol. III). Rio de Janeiro: Augusto Porto & C., 1928. pp.342-343. Disponível em: . Acesso em: .

Créditos

Acervo Biblioteca Nacional

Encontrou um erro?

 

16/06/1656: Carta para o Capitão-mor da Capitania do Espirito Santo Francisco Luis de Oliveira sobre o navio de Buenos Ayres

O correio entregou o aviso de VM. e a maleta em que vinha o prego que o Governador de Buenos Ayres [Buenos Aires] enviava a El Rei de Castella [Castela] no navio que foi ter a essa Capitania. Sobre elle não tenho resoluto cousa alguma, porque fico esperando pela esmaca em que VM. me diz envia o Mestre delle com o inventario de sua carga. No que VM. obrou em sua presa, procedeu muito como convinha ao serviço de Sua Magestade; chegado que o mestre for, irão logo a VM. as ordens do que há de seguir.

VM. me envie todas as devassas, e papeis de que constarem as culpas, e erros de obrigação de seu officio que nessa Capitania commeteu o Capitão-mor, que della foi Simeão de Carvalho por vias duplicadas para que cheguem com effeito, e brevidade. Guarde Deus a VM. Bahia e Junho 16 de 1656. O Conde de Attouguia [Conde de Atouguia].

 
Fabio Paiva Reis
Fabio Paiva Reis
Fabio é capixaba, natural de Vitória. Historiador, fez doutorado na Universidade do Minho, em Portugal, e se especializou em História do Espírito Santo Colonial. Fundou este site em 2015 e, no ano seguinte, foi premiado no edital de Educação Patrimonial da Secretaria do Estado da Cultura do Espírito Santo. Hoje é professor de História no Instituto Federal do Espírito Santo - Campus São Mateus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.