Referência

BIBLIOTECA NACIONAL. Documentos Históricos: 1648-1711 - Provisões, Patentes, Alvarás, Cartas (Vol. XXXIII). Rio de Janeiro: Typographia do Archivo de História Brasileira, 1936. p. 301-302. Disponível em: . Acesso em: .

Créditos

Acervo Biblioteca Nacional

Encontrou um erro?

 

02/06/1662: Carta para o Capitão-mor da Capitania do Espirito Santo Diniz Lobo

Recebi todas as Cartas que Vossa Mercê me escreveu nesta occasião ultima. E sendo a principal matéria dellas a acceitação do que tocou a esses moradores para o dote, e tributo; e a demora que nesse porto fez o navio Inglez; me pareceu dizer a Vossa Mercê que procedeu tão bem na primeira obrigação, como mal na segunda, porque depois de Vossa Mercê me haver dado conta de que ficava para despedir o navio, não podia haver razão alguma, que honestasse o deixal-o entrar, nem o exemplo do Rio era bastante desculpa de alterar a resolução do que me havia escripto.

Sobre os mais particulares, não respondo a Vossa Mercê porque lhe vae succeder o Capitão-mor José Rabello Leite, o qual leva outra carta por que levanto a Vossa Mercê a homenagem para lhe entregar a Capitania. E Vossa Mercê se virá descançar a sua casa donde entendi que poderia necessitar de sua presença a enfermidade da Senhora D. Antonia que me dizem se retirara a essa causa. E pela mesma quiz eu evitar o detrimento que Vossa Mercê podia padecer nessa occupação enviando-lhe successor a quem se tinha passado Patente tres dias antes que estas cartas de Vossa Mercê me chegassem. Mas segure-se Vossa Mercê que se desta parte houver cousa em que lhe possa divertir a ociosidade a hei de estimar, porque obrigado do animo que Vossa Mercê me mostrou, desejo ter occasião de o servir.

Guarde Deus a Vossa Mercê. Bahia e Junho 2 de 1662.

Francisco Barreto.

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.