Novos documentos do Spirito Sancto incluem patente que dividiu o Brasil em dois na busca pelas esmeraldas
O Spirito Sancto acaba de incluir em seu acervo 7 novos documentos, recolhidos da Colleção Chronologica da Legislação Portugueza, uma compilação feita na década de 1850 por José Justino de Andrade e Silva de documentos relacionados ao império ultramarino português.
A coleção foi digitalizada e incorporada no site do projeto O Governo dos Outros.Imaginários Políticos do Império Português (1496 – 1961), financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, de Portugal, e desenvolvido no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.
Entre os documentos do século XVII, encontramos sete que são relacionados à Capitania do Espírito Santo, sendo que três deles são regimentos de ouvidores gerais, um de 1619, um de 1626 e outro de 1630. Dois documentos encarregam a Companhia de Jesus de realizar entradas em busca da Serra das Esmeraldas, no interior da capitania do Espírito Santo, junto com os irmãos Domingos e Antônio de Azeredo Coutinho.
Um dos destaques é a carta patente de 1608 que dividiu o Brasil em duas repartições e deu a Dom Francisco de Sousa o governo sobre as Capitanias do Sul, que incluem Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo. Esta foi a segunda tentativa de dividir o Brasil em repartições do Norte e do Sul e o objetivo era dar a Dom Francisco o controle sobre todas as minas já conhecidas e as que seriam encontradas, incluindo aqui o que já se sabia sobre a Serra das Esmeraldas no Espírito Santo.