No dia 18 de outubro de 2022, o historiador Fabio Paiva Reis fez uma palestra a convite do Colóquio Internacional “Intervenções em bens culturais imóveis: fundamentos teórico-legais e direito à cidade”, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Ufes. O título da palestra foi: “A defesa do Espírito Santo colonial: a importância dos fortes na proteção da Vila de Vitória nos séculos XVI e XVII”.

Você sabia que preservar nossos patrimônios e a nossa História é papel de todos nós? O Forte de São Francisco Xavier da Barra (ou Forte do Piratininga), construído ainda no século XVI em Vila Velha-ES e parte importante da História Capixaba, foi escolhido como sede do projeto CASACOR em 2022, levantando uma série de preocupações com a preservação de sua estrutura centenária.

A atuação de várias pessoas e instituições garantiu alguma proteção ao Forte, mas não impediu a realização do evento. Ainda assim, a luta por sua preservação continua de várias formas. Uma delas é este colóquio internacional, que está sendo organizado pela professora Luciene Pessotti, da Ufes – Universidade Federal do Espírito Santo, e que começa hoje debatendo a questão das intervenções em bens culturais imóveis.

Colóquio Internacional “Intervenções em bens culturais imóveis: fundamentos teórico-legais e direito à cidade” aborda questões relativas aos seguintes temas: quais critérios teóricos norteiam intervenções em bens culturais imóveis? quais preceitos e princípios legais regulamentam a proteção e intervenções em bens culturais imóveis? quais princípios fundamentam a produção de cidades justas, inclusivas, democráticas à luz dos direitos humanos e da promoção dos direitos culturais reconhecidos internacionalmente a todos?

Fabio Paiva Reis
Fabio Paiva Reis
Fabio é capixaba, natural de Vitória. Historiador, fez doutorado na Universidade do Minho, em Portugal, e se especializou em História do Espírito Santo Colonial. Fundou este site em 2015 e, no ano seguinte, foi premiado no edital de Educação Patrimonial da Secretaria do Estado da Cultura do Espírito Santo. Hoje é professor de História no Instituto Federal do Espírito Santo - Campus São Mateus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.