Entre os dias 12 de novembro e 12 de dezembro a Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo apresenta a exposição Mapas do Espírito Santo Colonial. Organizada pelo historiador capixaba Fabio Paiva Reis, a exposição exibirá alguns dos mapas mais antigos do estado, feitos entre 1590 e 1670 por cartógrafos portugueses, holandeses e italianos.

São 23 placas expositivas, cada uma com reproduções de mapas de importante valor histórico para o estado. “Alguns desses mapas são inéditos até mesmo para historiadores”, afirma Fabio, doutor em História pela Universidade do Minho, em Portugal. “Isso proporciona uma oportunidade única para entender melhor os primeiros séculos da colonização portuguesa no Espírito Santo.” Especialista no assunto, Fabio analisou mais de 40 mapas do Espírito Santo colonial em sua tese de doutorado e falará sobre a importância desses mapas para o entendimento da história colonial do estado.

Projeto Spirito Sancto

Em 2017, graças ao edital de Educação Patrimonial da Secult-ES, Fabio conseguiu digitalizar esses mapas e disponibilizá-los no site do projeto Spirito Sancto (http://historiacapixaba.com), que compartilha e divulga cerca de 500 documentos históricos do estado, entre mapas e cartas do período colonial. Agora, quer trazer os documentos para mais próximo das pessoas.

Campanha de Financiamento Coletivo

A exposição é um projeto pessoal do historiador. Para poder realizá-la, Fabio buscou apoio através de uma campanha de financiamento coletivo no site Catarse. Segundo o historiador, os resultados foram muito positivos: “Em apenas dez dias alcançamos 100% da meta. No final, passamos de 175% da meta e conseguimos fazer mais do que o planejado inicialmente, graças ao apoio das pessoas interessadas”.

O historiador

Fabio Paiva Reis é historiador, graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo, mestre pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutor pela Universidade do Minho, em Portugal. Em Vitória, foi pesquisador e Supervisor Técnico do Projeto Visitar, da Prefeitura de Vitória, onde colaborou para desenvolver projetos, livros e documentários sobre a História do Espírito Santo. Em 2015, criou o Projeto Spirito Sancto, para compartilhar documentos históricos do estado, em conjunto com um canal no YouTube (http://youtube.com/spiritosancto) para falar sobre a história capixaba.
Fabio estudou o período colonial do Espírito Santo em todas as etapas de sua carreira acadêmica e tem 10 livros publicados, além de artigos e capítulos em diversas publicações. Em 2017, foi professor substituto de História no IFES – Campus Ibatiba e hoje trabalha como professor e criador de conteúdo na WAY American School em Belo Horizonte, uma escola americana que oferece High School (o ensino médio norteamericano) em parceria com escolas privadas brasileiras.

Serviço

Exposição “Mapas do Espírito Santo Colonial”.
Local: Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo
Endereço: Av. Américo Buaiz, 205 – Enseada do Suá. Em frente ao Shopping Vitória.
Período: de 12 de novembro a 12 de dezembro de 2018.
Horários: Segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.