Planta, e prospecto do Fortinho de S. Thiago (1801)
19/09/2016
Planta e prospecto do Fortinho de Santo Ignácio (1801)
19/09/2016

Referência

VILHENA, Luís dos Santos; ALETEIA, Amador Verissimo de. Planta, e prospecto do Forte de N. S. do Monte do Carmo. 1801. Disponível em: . Acesso em: .

Link Original

http://acervo.bndigital.bn.br/sophia/index.asp?codigo_sophia=22266

Créditos

Acervo da Biblioteca Nacional

Encontrou um erro?

spiritosancto - Fortaleza de Nossa Senhora do Carmo (Luís dos Santos Vilhena, e Amador Verissimo de Aleteia) 1801
 
Compartilhe:

Sobre esta fortaleza, é possível ler o seguinte em de Dionísio Carvalho de Abreu, de 1724:

Fortaleza de Nossa Senhora do Monte do Carmo: em forma de meia estrela regular, com cinco ângulos, situada na marinha da vila da Vitória, com oito peças de artilharia calibre seis e oito, todas montadas em carretas, mais quatro de bronze e duas de ferro desmontadas.

Nesta imagem, abaixo das figuras, há a seguinte legenda:

Planta e Prospecto do de N. S. do Monte do Carmo, huma das que defendem a marinha e Capital da do Espirito Santo. Esta ella no Coração da Villa a margem do rio, pella maior parte he banhada das marés e se descobre na baxamar. A Fig.a 1ª mostra a sua Planta onde A,, he o seu tranzito onde esta o Corpo da guarda. B,, Quartel da guarnição C, Prizão,, D, Casa da Palamenta. E, Caza da Polvora. O outro lado mostra a caza da residencia do Capitão e tem por sima da sala huma a agoa furtada com a trapeira, que mostra o prospecto. As letras F F mostrão a Esplanada onde ha so pessoas, a saber 7 do genero de Cangão de ferro, e 3 canhoens pedreiros, de bronze. Sobre a sua Porta se le a seguinte e negligenda inscripção: Este Forte mandou aperfeiçoar o Ex.mo Senhor Conde Vice-Rey anno de 1730. A Fig.a 2ª mostra a faxada que faz p.a a parte da marinha, para onde tem o seu exercicio.

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.