Referência

REIMAO, Gaspar Ferreira. Roteiro da carreira da India co[m] seus caminhos e derrotas signais e auguages e diferenças dâgulha tirado dos q[ue] escreveo Viçente Roiz e Diogo A.º, pillotos antigos hora nouamente acrecentado à viage[m] de Goa por dentro de S. Lc.º, e Miçambique, e outras cousas e aduertençias... 1612. Disponível em: . Acesso em: .

Link Original

https://purl.pt/25621

Créditos

Biblioteca Nacional Digital de Portugal

Encontrou um erro?

 

Este mapa encontra-se no Roteiro da carreira da India co[m] seus caminhos e derrotas signais e auguages e diferenças dâgulha tirado dos q[ue] escreveo Viçente Roiz e Diogo A.º, pillotos antigos hora nouamente acrecentado à viage[m] de Goa por dentro de S. Lc.º, e Miçambique, e outras cousas e aduertençias / por Gaspar Fr.ª Reimão, pilloto moor destes Reynos d[e] Portugual, por el Rey Nosso snñor [Gaspar Ferreira Reimão]. Ele pertence à Biblioteca Nacional de Portugal.

Trata-se de um guia de navegação para a Índia com indicação das coordenadas geográficas, descrição das terras, águas, ventos, correntes e fundos do mar. A obra possui 4 mapas aquarelados coloridos, feitos por Luis Teixeira, cartógrafo português, sendo um do Espírito Santo.

Gaspar Ferreira Reimão foi um dos mais importantes navegadores da Carreira da Índia; em 1579 era já Sota-piloto da nau S. Tomé, e como piloto fez a sua priemira viagem na nau S. Pantaleão. Era cavaleiro-fidalgo da Casa Real e tinha tomado o hábito da Ordem de Santiago.

O autor aproveitou e atualizou grande parte do que sobre a navegação para a Índia escrevera o piloto Vicente Rodrigues: este terá nascido em Lagos em meados do séc. XVI; o seu nome era frequentemente citado nos roteiros e diários de navegação dos sécs. XVI e XVII e sabe-se que em 1568 seguiu para a Índia na armada de D. Luís de Ataíde; deixou-nos dois roteiros da Carreira da Índia, cujos originais se encontram perdidos. Vicente Rodrigues teria usado como modelo para o seu primeiro roteiro, o de Diogo Afonso.

Existem, na Biblioteca Nacional de Portugal, outras cópias deste texto.

 
Fabio Paiva Reis
Fabio Paiva Reis
Fabio é capixaba, natural de Vitória. Historiador, fez doutorado na Universidade do Minho, em Portugal, e se especializou em História do Espírito Santo Colonial. Fundou este site em 2015 e, no ano seguinte, foi premiado no edital de Educação Patrimonial da Secretaria do Estado da Cultura do Espírito Santo. Hoje é professor de História no Instituto Federal do Espírito Santo - Campus São Mateus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.