Referência

REIMAO, Gaspar Ferreira. Roteiro da carreira da India co[m] seus caminhos e derrotas signais e auguages e diferenças dâgulha tirado dos q[ue] escreveo Viçente Roiz e Diogo A.º, pillotos antigos hora nouamente acrecentado à viage[m] de Goa por dentro de S. Lc.º, e Miçambique, e outras cousas e aduertençias... 1612. Disponível em: . Acesso em: .

Link Original

https://purl.pt/25621

Créditos

Biblioteca Nacional Digital de Portugal

Encontrou um erro?

 

Este mapa encontra-se no Roteiro da carreira da India co[m] seus caminhos e derrotas signais e auguages e diferenças dâgulha tirado dos q[ue] escreveo Viçente Roiz e Diogo A.º, pillotos antigos hora nouamente acrecentado à viage[m] de Goa por dentro de S. Lc.º, e Miçambique, e outras cousas e aduertençias / por Gaspar Fr.ª Reimão, pilloto moor destes Reynos d[e] Portugual, por el Rey Nosso snñor [Gaspar Ferreira Reimão]. Ele pertence à Biblioteca Nacional de Portugal.

Trata-se de um guia de navegação para a Índia com indicação das coordenadas geográficas, descrição das terras, águas, ventos, correntes e fundos do mar. A obra possui 4 mapas aquarelados coloridos, feitos por Luis Teixeira, cartógrafo português, sendo um do Espírito Santo.

Gaspar Ferreira Reimão foi um dos mais importantes navegadores da Carreira da Índia; em 1579 era já Sota-piloto da nau S. Tomé, e como piloto fez a sua priemira viagem na nau S. Pantaleão. Era cavaleiro-fidalgo da Casa Real e tinha tomado o hábito da Ordem de Santiago.

O autor aproveitou e atualizou grande parte do que sobre a navegação para a Índia escrevera o piloto Vicente Rodrigues: este terá nascido em Lagos em meados do séc. XVI; o seu nome era frequentemente citado nos roteiros e diários de navegação dos sécs. XVI e XVII e sabe-se que em 1568 seguiu para a Índia na armada de D. Luís de Ataíde; deixou-nos dois roteiros da Carreira da Índia, cujos originais se encontram perdidos. Vicente Rodrigues teria usado como modelo para o seu primeiro roteiro, o de Diogo Afonso.

Existem, na Biblioteca Nacional de Portugal, outras cópias deste texto.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.