09/08/1721: Portaria para o Ouvidor da Capitania do Espírito Santo, ouvindo aos oficiais das Câmaras das ditas vilas mande avaliar logo os ofícios que há na dita Capitania
13/06/2016
29/08/1721: Para o Ouvidor da Capitania do Espírito Santo, sobre o dinheiro do Donativo
13/06/2016

Referência

DOCUMENTOS Históricos. Cartas dos Governadores. 1720-1722. Vol. XLIV. Rio de janeiro: Biblioteca Nacional. 1939, p.124-125. Disponível em: . Acesso em: .

Créditos

Acervo Biblioteca Nacional

Encontrou um erro?

 
Compartilhe:

29/08/: Carta para os oficiais da Câmara da da ,

O Desembargador executor do Donativo Real me representou, que o Ouvidor da do , se fazia depositário, e recebia em si o dinheiro de Sua Majestade pertencente ao mesmo Donativo, pedindo-me provesse de remédio esta desordem, pelas consequências que dela podiam resultar. Ordeno ao Juiz Ordinário e aos oficiais da Câmara da , tomem contas ao dito Ouvidor de todo o dinheiro que têm cobrado, pertencente a esta consignação, e o depositem em mão de depositário legal e abonado até haver embarcação segura em que se remeta para esta cidade; na forma das ordens do dito Desembargador Juiz executor, em cuja diligência se haverão com grande cuidado, e brevidade, aliás procederei contra ele mui severamente, como merecer a sua omissão. Nosso Senhor etc. Baía, e Agosto 29 de 1721.

Aditamento

Sem embargo de que esta, e as mais ordens digam que a remessa há de ser feita em embarcação segura, contudo, como alí as não há, a farão nas lanchas que dali navegam, escolhendo, destas a mais capaz. . Para os oficiais da Câmara da Vila da Vitória, da Capitania do Espírito Santo.

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.