21/07/1656: Carta para o capitão-mor da Capitania do Espirito Santo Francisco Luiz de Oliveira sobre Simeão de Carvalho

Referência

BIBLIOTECA NACIONAL. Documentos Históricos: 1648-1661 - Correspondência dos Governadores Gerais - Conde de Castello Melhor, Conde de Athouguia, Francisco Barretto (Vol. III). Rio de Janeiro: Augusto Porto & C., 1928. p.356. Disponível em: . Acesso em: .

Créditos

Acervo Biblioteca Nacional

Encontrou um erro?

 

21/07/1656: Carta para o capitão-mor da Capitania do Espirito Santo Francisco Luiz de Oliveira sobre Simeão de Carvalho

Fica se tomando a ultima resolução sobre o navio do Rio da Prata. Brevemente irá.

Esta serve só de acompanhar a provisão inclusa, para se tirar devassa de Simeão de Carvalho Capitão-mor que foi dessa Capitania [do Espírito Santo]. Tanto que VM. a receber a entregue logo ao Ouvidor, e lhe encarregue a brevidade, e pureza com que deve proceder para se averiguar todas as culpas que commeteu emquanto governou esse posto. E tanto que as tirar me remetta . . uma via por terra, sem dilação alguma, e a outra venha na primeira embarcação.

Com as que daqui partiram ordenei a VM. me enviasse todos os papeis das culpas, e queixas que havia do mesmo Simeão de Carvalho. Além da devassa me remetta VM. também uma via por terra dos mesmos papeis, e outra por mar para que de tudo conste juridicamente a averiguação de seus procedimentos e a justificação com que foi privado do Posto. E sendo necessário algum favor para o Ouvidor tirar a devassa VM. lh’o dê pontualmente, Guarde Deus a VM. Bahia e Julho 21 de 1656. O Conde de Attouguia [Conde de Atouguia].

 
Fabio Paiva Reis
Fabio Paiva Reis
Fabio é capixaba, natural de Vitória. Historiador, fez doutorado na Universidade do Minho, em Portugal, e se especializou em História do Espírito Santo Colonial. Fundou este site em 2015 e, no ano seguinte, foi premiado no edital de Educação Patrimonial da Secretaria do Estado da Cultura do Espírito Santo. Hoje é professor de História no Instituto Federal do Espírito Santo - Campus São Mateus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.