Referência

DOCUMENTOS Históricos. Provisões, Patentes, Alvarás, Sesmarias, Mandados, etc. Vol. XXIII. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional. 1933, p.260-262. Disponível em: . Acesso em: .

Créditos

Acervo Biblioteca Nacional

Encontrou um erro?

 

20/07/1671: Registo de um Alvará por que se proveu no posto de Alferes da Companhia do Capitão Ignacio de Lercaro da Capitania do Espirito Santo a Manuel Peixoto

Affonso Furtado de Castro do Rio de Mendonça etc. Porquanto convém prover o posto de Alferes da Companhia do Capitão Ignacio de Lercaro que ora mando para a Capitania do Espirito Santo. Hei por bem de nomear, e prever nela a pessoa de Manuel Peixoto por ter as partes e serviços que Sua Alteza manda em Suas Reais Ordens, e concorrerem nele todas as mais qualidades que o fazem benemérito de ocupar o dito posto. Pelo que ordeno ao dito Capitão lhe dê a posse, e juramento, e ao Provedor-Mor da Fazenda Real deste Estado lhe faça assentar os quinze cruzados de soldo que há de vencer por mês enquanto servir com o dito posto, e pagar na forma que se pratica com os mais Alferes vivos desta praça. Para firmeza do que lhe mandei passar a presente sob meu sinal, e selo de minhas armas a qual se registará nos livros da Secretaria do Estado, e nos mais a que tocar. José Cardoso Pereira o fez nesta Cidade do Salvador Bahia de Todos os Santos em os vinte dias do mês de Julho. Ano de mil seiscentos, e setenta e um. e ao Provedor e Almoxarife da dita Capitania lhe façam pagar e pagassem com efeito o referido soldo na forma que ali é estilo. Bernardo Vieira Ravasco o fiz escrever. Affonso Furtado de Castro do Rio de Mendonça. Registado no terceiro livro dos Registos da Secretaria do Estado do Brasil a que toca a folhas cento, e setenta e seis verso. Bahia, Julho vinte de mil seiscentos e setenta e um. Ravasco. Despacho do Provedor-Mor. Bahia e Julho vinte e sete de mil e seiscentos e setenta e um. De Ulhôa. Registou-se no mesmo dia.

Miguel Pinto de Freitas

(À margem):— Em nove de Janeiro de 676 se passou mandado ao Alferes em fronte Manuel Peixoto da Mota para o Provedor da Capitania do Espirito Santo lhe fazer pagamento dos soldos que lhe estão devendo desde que começou a servir até fim de Dezembro de 1675 descontando-se-lhe o que tiver recebido o qual se registou no livro primeiro de Cartas, e Ordens a folhas cento, e sessenta e seis.

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.