Referência

BIBLIOTECA NACIONAL. Documentos Históricos: 1648-1661 - Correspondência dos Governadores Gerais - Conde de Castello Melhor, Conde de Athouguia, Francisco Barretto (Vol. III). Rio de Janeiro: Augusto Porto & C., 1928. p.389. Disponível em: . Acesso em: .

Créditos

Acervo Biblioteca Nacional

Encontrou um erro?

 

18/01/1661: Carta para o Provedor da fazenda Real da Capitania do Espírito Santo

Depois de haver escripto a VM. a que será neste mesmo navio, recebi a de VM. de 30 de Dezembro passado. Quanto á ordem que VM. recebeu de Lisboa para remetter ao Conselho dos três Estados o rendimento dos Engenhos de Guaraparim, siga VM. o que o Provedor-mor da fazenda deste Estado lhe ha de escrever sobre esta matéria. Sobre a dos bens de Manuel Fernandes Varella, VM. cobre completamente tudo o que estiver devendo á fazenda de Sua Magestade rematando seus bens; e em tudo o mais a que estes não chegarem, os de seus fiadores, não satisfazendo primeiro para que se recade tudo com effeito, e se pague ao Provedor-mor dos defuntos, e ausentes o que lhe toca, pagando-se primeiro o que se dever á fazenda de Sua Magestade.

Vejo a impossibilidade que VM. me representa se padece no recebimento, e despesa do Almoxarifado dessa Capitania por cuja causa havia um anno se não fazia pagamento mais que ao ecclesiastico. Bem quizera eu que a fazenda de Sua Magestade andasse tão sobrada, que a não occasionasse queixas de seus Ministros: mas para que nem os seculares, se queixam de todo, nem de todo os ecclesiasticos, de tal maneira accommode VM. os filhos da folha que proporcionalmente se acuda a uns, e outros com aquillo a que poder extender o rendimento, supprindo os defeitos delle a prudencia de VM. a quem Deus guarde.

Bahia e Janeiro 18 de 1661. Francisco Barretto.

 
Fabio Paiva Reis
Fabio Paiva Reis
Fabio é capixaba, natural de Vitória. Historiador, fez doutorado na Universidade do Minho, em Portugal, e se especializou em História do Espírito Santo Colonial. Fundou este site em 2015 e, no ano seguinte, foi premiado no edital de Educação Patrimonial da Secretaria do Estado da Cultura do Espírito Santo. Hoje é professor de História no Instituto Federal do Espírito Santo - Campus São Mateus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.