Referência

BIBLIOTECA NACIONAL. Documentos Históricos: 1648-1711 - Provisões, Patentes, Alvarás, Cartas (Vol. XXXIII). Rio de Janeiro: Typographia do Archivo de História Brasileira, 1936. p. 257-258. Disponível em: . Acesso em: .

Créditos

Acervo Biblioteca Nacional

Encontrou um erro?

 

17/10/1651: Carta para o Capitão-mor da Capitania do Espirito Santo Manoel da Rocha de Almeida

A pressa com que parte este correio, e a com que ha de partir um barco para o Rio de Janeiro (que creio chegará primeiro que elle a essa Capitania) não deu lugar a que responda agora ás cartas de Vossa Mercê com a particularidade que farei no mesmo barco; nelle enviarei alguma Artilharia, e munições e verei se posso tirar desta praça os Soldados que Vossa Mercê me pede, para irem em sua companhia.

Não tenho avisos de Sua Magestade (Deus guarde) ha muitos dias, e se bem segura por uma parte esta falta, não haver cousa que obrigue a envial-os, occasiona por outra todo o re­ceio, a contingência de poderem ser perdidos, principalmente chegando-me aqui noticias por via de Pernambuco de que não querem os Estados conveniência alguma com Portugal e ainda que se duvidaria nas habilidades de se ter por mais certa a guerra, que a conclusão da paz, que esperamos, convêm que Vossa Mercê faça nessa Capitania todas as prevenções que pede assim a vontade que os Hollandezes [holandeses] tem ao Brasil, como o pouco cuidado com que estou da segurança dessa praça tendo a Vossa Mercê nella para a defender, e fiar de seu valor e disposição grandes successos.

Da sonhada das esmeraldas traz a Vossa Mercê com grande cuidado para Maio: e todas as ordens necessárias enviarei a Vossa Mercê a quem Deus guarde.

Bahia e Outubro 17 de 1651.

Conde de Castel-Melhor.

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.