Referência

BIBLIOTECA NACIONAL. Documentos Históricos: 1648-1711 - Provisões, Patentes, Alvarás, Cartas (Vol. XXXIII). Rio de Janeiro: Typographia do Archivo de História Brasileira, 1936. p. 257-258. Disponível em: . Acesso em: .

Créditos

Acervo Biblioteca Nacional

Encontrou um erro?

 

17/10/1651: Carta para o Capitão-mor da Capitania do Espirito Santo Manoel da Rocha de Almeida

A pressa com que parte este correio, e a com que ha de partir um barco para o Rio de Janeiro (que creio chegará primeiro que elle a essa Capitania) não deu lugar a que responda agora ás cartas de Vossa Mercê com a particularidade que farei no mesmo barco; nelle enviarei alguma Artilharia, e munições e verei se posso tirar desta praça os Soldados que Vossa Mercê me pede, para irem em sua companhia.

Não tenho avisos de Sua Magestade (Deus guarde) ha muitos dias, e se bem segura por uma parte esta falta, não haver cousa que obrigue a envial-os, occasiona por outra todo o re­ceio, a contingência de poderem ser perdidos, principalmente chegando-me aqui noticias por via de Pernambuco de que não querem os Estados conveniência alguma com Portugal e ainda que se duvidaria nas habilidades de se ter por mais certa a guerra, que a conclusão da paz, que esperamos, convêm que Vossa Mercê faça nessa Capitania todas as prevenções que pede assim a vontade que os Hollandezes [holandeses] tem ao Brasil, como o pouco cuidado com que estou da segurança dessa praça tendo a Vossa Mercê nella para a defender, e fiar de seu valor e disposição grandes successos.

Da sonhada das esmeraldas traz a Vossa Mercê com grande cuidado para Maio: e todas as ordens necessárias enviarei a Vossa Mercê a quem Deus guarde.

Bahia e Outubro 17 de 1651.

Conde de Castel-Melhor.

 
Fabio Paiva Reis
Fabio Paiva Reis
Fabio é capixaba, natural de Vitória. Historiador, fez doutorado na Universidade do Minho, em Portugal, e se especializou em História do Espírito Santo Colonial. Fundou este site em 2015 e, no ano seguinte, foi premiado no edital de Educação Patrimonial da Secretaria do Estado da Cultura do Espírito Santo. Hoje é professor de História no Instituto Federal do Espírito Santo - Campus São Mateus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.