Referência

DOCUMENTOS Históricos. Regimento dado ao Governador Roque Barreto (Conclusão, Portaria dos Governadores Gerais: Francisco Barreto, Conde de Obidos, Alexandre de Souza Freire. 1660-1670. Vol VII. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional. 1929. p.97-99. Disponível em: . Acesso em: .

Créditos

Acervo Biblioteca Nacional

Encontrou um erro?

 

14/10/1662: Ordem que se passou aos moradores da Capitania do Espírito Santo, para puderem vender o pau Brazil

Porquanto os Capitães-mores, e Officiaes das Camaras das capitanias do Espirito Santo, e Porto Seguro me enviaram a representar que para aqueles moradores (cujos cabedais eram limitados), haverem de contribuir com o efeito que deviam ao que lhes foi lançado para o donativo do dote da Senhora Rainha da Gram Bretanha e tributo da paz de Hollanda, lhes era necessario valer-se do corte do pau Brazil que nesta praça lhe queriam impedir os Officiaes da Fazenda Real a venda dele: pedindo-me lh’o mandasse libertar por ser o mais eficaz remédio que tinham para poderem dar satisfação ao que deviam pagar de tributo, para que fação ao que deviam pagar de tributo, para que livremente o possam cortar e trazer a esta praça a vender aos Administradores da Companhia geral, que tem permissão de Sua Magestade para o puderem carregar para o Reino: e vista a justificada razão que allegam. Hei por bem de conceder aos moradores daquellas Capitanias o que pedem, para que livremente possam cortar e trazer a vender a esta praça o pau Brazil de que tratam. Pelo que ordeno ao provedor-mor da Fazenda Real deste Estado e aos Provedores das Capitanias lhes não impidam o corte do pau Brazil, e lh’o deixem vender aos Administradores da Companhia dando-lhe para esse efeito toda a ajuda e favor que necessario lhes for, e esta se guardará tão inteiramente como nella se contem, e se registará nos livros a que tocar. Bahia e Outubro 14 de 1662.

Francisco Barreto.

Na mesma forma se passou outra ordem aos moradores da Capitania de Ilhéos.

 
Fabio Paiva Reis
Fabio Paiva Reis
Fabio é capixaba, natural de Vitória. Historiador, fez doutorado na Universidade do Minho, em Portugal, e se especializou em História do Espírito Santo Colonial. Fundou este site em 2015 e, no ano seguinte, foi premiado no edital de Educação Patrimonial da Secretaria do Estado da Cultura do Espírito Santo. Hoje é professor de História no Instituto Federal do Espírito Santo - Campus São Mateus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.