13/07/1693: Carta para Sua Magestade sobre ir um Mestre de Campo dos desta Capitania ao Rio de Janeiro emquanto o Governador Antonio Paes de Sande vae ao descobrimento das Minas

Referência

DOCUMENTOS Históricos. Provisões, patentes, alvarás, cartas. 1692-1712. Vol. XXXIV. Rio de Janeiro: Typ. Arch. De Hist. Brasileira. 1936, p.126. Disponível em: . Acesso em: .

Créditos

Acervo Biblioteca Nacional

Encontrou um erro?

 

13/07/1693: Carta para Sua Magestade sobre ir um Mestre de Campo desta ao emquanto o Governador Antonio Paes de Sande vae ao descobrimento das Minas

Senhor. Por carta de Vossa Magestade de 14 de Janeiro deste anno, foi Vossa Magestade servido dizer-me que a Antonio Paes de Sande Governador da tinha encarregado a averiguação das Minas de Ouro, e de , , e Sabarabussú, com amplíssima jurisdição em tudo o que tocasse a este Governo digo negocio, sem outra alguma dependência mais que da pessoa de Vossa Magestade, e que para este effeito lhe havia ser necessário ausentar-se da dita Capitania do Rio de Janeiro e que para governar na ausência do dito Governador Antonio Paes de Sande; mandasse eu o Mestre de Campo que me parecesse mais capaz de qualquer das Capitanias com o soldo que vence nestas praças, e com alguma ajuda de custo para a jornada.

Escrevi logo por um próprio que daqui foi para o Rio de Janeiro a Antonio Paes de Sande, que eu ficava promto para que com aviso seu remetta um Mestre de Campo para governar aquella praça, emquanto elle ia fazer o que Vossa Magestade lhe mandava. Respondeu-me que já não ia a , e que por essa razão se escusava de ir o Mestre de Campo a governal-a. Esta é a causa porque não dei a execução a ordem que Vossa Magestade me mandou. A Real Pessoa de Vossa Magestade guarde Nosso Senhor o que Vassallos havemos mister. 13 de Julho de 1693.

Antonio Luis Gls.' Da Camr.a Coutinho

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.