13/07/1693: Carta para Sua Magestade sobre ir um Mestre de Campo dos desta Capitania ao Rio de Janeiro emquanto o Governador Antonio Paes de Sande vae ao descobrimento das Minas

Referência

DOCUMENTOS Históricos. Provisões, patentes, alvarás, cartas. 1692-1712. Vol. XXXIV. Rio de Janeiro: Typ. Arch. De Hist. Brasileira. 1936, p.126. Disponível em: . Acesso em: .

Créditos

Acervo Biblioteca Nacional

Encontrou um erro?

 

13/07/1693: Carta para Sua Magestade sobre ir um Mestre de Campo dos desta Capitania ao Rio de Janeiro emquanto o Governador Antonio Paes de Sande vae ao descobrimento das Minas

Senhor. Por carta de Vossa Magestade de 14 de Janeiro deste anno, foi Vossa Magestade servido dizer-me que a Antonio Paes de Sande Governador da Capitania do Rio de Janeiro tinha encarregado a averiguação das Minas de Ouro, e prata de Parnaguá, Tabayana, e Sabarabussú, com amplíssima jurisdição em tudo o que tocasse a este Governo digo negocio, sem outra alguma dependência mais que da pessoa de Vossa Magestade, e que para este effeito lhe havia ser necessário ausentar-se da dita Capitania do Rio de Janeiro e que para governar na ausência do dito Governador Antonio Paes de Sande; mandasse eu o Mestre de Campo que me parecesse mais capaz de qualquer das Capitanias com o soldo que vence nestas praças, e com alguma ajuda de custo para a jornada.

Escrevi logo por um próprio que daqui foi para o Rio de Janeiro a Antonio Paes de Sande, que eu ficava promto para que com aviso seu remetta um Mestre de Campo para governar aquella praça, emquanto elle ia fazer o que Vossa Magestade lhe mandava. Respondeu-me que já não ia a São Paulo, e que por essa razão se escusava de ir o Mestre de Campo a governal-a. Esta é a causa porque não dei a execução a ordem que Vossa Magestade me mandou. A Real Pessoa de Vossa Magestade guarde Nosso Senhor o que seus Vassallos havemos mister. Bahia 13 de Julho de 1693.

Antonio Luis Gls.’ Da Camr.a Coutinho

 
Fabio Paiva Reis
Fabio Paiva Reis
Fabio é capixaba, natural de Vitória. Historiador, fez doutorado na Universidade do Minho, em Portugal, e se especializou em História do Espírito Santo Colonial. Fundou este site em 2015 e, no ano seguinte, foi premiado no edital de Educação Patrimonial da Secretaria do Estado da Cultura do Espírito Santo. Hoje é professor de História no Instituto Federal do Espírito Santo - Campus São Mateus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.