12/05/1663: Ordem para se pagar na Capitania do Espírito Santo ao Ajudante, e soldados, e Esmaca em que vão prender os Officiaes da Camara

Referência

DOCUMENTOS Históricos. Regimento dado ao Governador Roque Barreto (Conclusão, Portaria dos Governadores Gerais: Francisco Barreto, Conde de Obidos, Alexandre de Souza Freire. 1660-1670. Vol VII. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional. 1929. p.106. Disponível em: . Acesso em: .

Créditos

Acervo Biblioteca Nacional

Encontrou um erro?

 

12/05/1663: Ordem para se pagar na Capitania do Espírito Santo ao Ajudante, e soldados, e Esmaca em que vão prender os Officiaes da Camara

Porquanto convem ao serviço de Sua Magestade de mandar prender á Capitania do Espirito Santo, o Capitão de Infanteria, os Officiaes da Camara, que esquecidos das obrigações de seus cargos, faltaram á devida obediência que devem ter as minhas ordens, para que nesta praça se livrem deante os Ministros da Justiça a quem tenho commettido o conhecimento das suas culpas, e naquela se dê cumprimento a minhas ordens mettendo de posse ao Capitão-mor Joseph Lopes provido no Governo daquela Capitania. Ordeno ao Ouvidor Geral Pedro Corrêa do Couto, que das fazendas mais bem paradas dos Officiaes da Camara e Capitão de Infanteria, faça pagar com efeito, ao Ajudante Manuel Vás seis tostões por dia, e dois a cada um dos 25 soldados que leva em sua companhia que se começarão a contar do dia que saire desta praça, até o em que nella entrarem. Mandando outrossim pagar ao Mestre da Esmaca que os leva, o frete em que fora avaliada esta viagem de ida e volta; pois os ditos Officiaes da Camara a ocasionaram com sua desobediência. Bahia e Maio 12 de 1663.

Francisco Barreto.

 
Fabio Paiva Reis
Fabio Paiva Reis
Fabio é capixaba, natural de Vitória. Historiador, fez doutorado na Universidade do Minho, em Portugal, e se especializou em História do Espírito Santo Colonial. Fundou este site em 2015 e, no ano seguinte, foi premiado no edital de Educação Patrimonial da Secretaria do Estado da Cultura do Espírito Santo. Hoje é professor de História no Instituto Federal do Espírito Santo - Campus São Mateus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.