09/06/1662: Carta para os Officiaes da Câmara da Capitania do Espirito Santo acerca do páo Brasil que ha de ser da casta melhor

Referência

BIBLIOTECA NACIONAL. Documentos Históricos: 1648-1711 - Provisões, Patentes, Alvarás, Cartas (Vol. XXXIII). Rio de Janeiro: Typographia do Archivo de História Brasileira, 1936. p. 300. Disponível em: . Acesso em: .

Créditos

Acervo Biblioteca Nacional

Encontrou um erro?

 

09/06/1662: Carta para os Officiaes da Câmara da Capitania do Espirito Santo acerca do páo Brasil que ha de ser da casta melhor

Depois de haver escripto a Vossas Mercês a que com esta lhes ha de dar o Capitão-mor José Rabello Leite acerca do páo Brasil [pau-brasil] do donativo de Sua Magestade fui informado que o havia nessa Capitania de duas castas, das quaes uma é muito incapaz de serviço, e por esta causa advirto a Vossas Mercês que se não ha de acecitar aqui, se não for da boa; para que Vossas Mercês o tenham entendido e as pessoas a que se encarregar este negocio não alleguem ignorância.

Guarde Deus a Vossas Mercês. Bahia e Junho 9 de 1662.

Francisco Barreto.

 
Fabio Paiva Reis
Fabio Paiva Reis
Fabio é capixaba, natural de Vitória. Historiador, fez doutorado na Universidade do Minho, em Portugal, e se especializou em História do Espírito Santo Colonial. Fundou este site em 2015 e, no ano seguinte, foi premiado no edital de Educação Patrimonial da Secretaria do Estado da Cultura do Espírito Santo. Hoje é professor de História no Instituto Federal do Espírito Santo - Campus São Mateus.

Comments are closed.