Referência

BIBLIOTECA NACIONAL. Documentos Históricos: 1648-1661 - Correspondência dos Governadores Gerais - Conde de Castello Melhor, Conde de Athouguia, Francisco Barretto (Vol. III). Rio de Janeiro: Augusto Porto & C., 1928. pp.415-416. Disponível em: . Acesso em: .

Créditos

Acervo Biblioteca Nacional

Encontrou um erro?

 

09/04/1659: Carta para a Câmara do Espírito Santo

Não posso deixar de estranhar o excesso de VMs. pois sendo vassallos de Sua Magestade faltam na observância de suas leis, porque dispondo ellas meios ordinários por donde se deve mostrar a justiça das partes para a fazerem os Ministros della, buscam VMs. outros de tão pouco fundamento, como são os que tem para condemnar o ouvidor e fazer nova eleição de officiaes da Câmara, por meio dos tumultos, que devem ser castigados com o rigor das leis; pois fazem tanto desserviço a Sua Magestade como se deixa ver de suas consequencias: o costume da terra não deroga leis,-por donde foi mais jurídica a eleição, que fez o ouvidor de officiaes da Câmara, do que a que VMs. fizeram, pois aquella se ajusta com a Ordenação do Reino, e se é que tinha alguma nullidade se devia proceder conforme dispõe a mesma lei: Pelo que pareceu ao Tribunal da justiça mandar restituir o ouvidor a seu posto, na forma da sentença, que deram, a que VMs. darão inteiro cumprimento, e se o dito tiver culpas, deve o Capitão-mor avisar a qualidade dellas, para que justificadas mande eu o que for justiça. VMs. o tenham assim entendido, para me avisar dellas, descendo-se em tudo o mais de suas erradas opiniões; pois encontram com ellas o serviço de Sua Magestade. Deus guarde a VMs.

Bahia e Abril 9 de 1659 Francisco Barretto.

 
Fabio Paiva Reis
Fabio Paiva Reis
Fabio é capixaba, natural de Vitória. Historiador, fez doutorado na Universidade do Minho, em Portugal, e se especializou em História do Espírito Santo Colonial. Fundou este site em 2015 e, no ano seguinte, foi premiado no edital de Educação Patrimonial da Secretaria do Estado da Cultura do Espírito Santo. Hoje é professor de História no Instituto Federal do Espírito Santo - Campus São Mateus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.