Referência
Créditos
Encontrou um erro?
15/06/1695: Registo da carta de Sua Majestade escrita ao Provedor-mor da Fazenda Real dêste Estado Francisco Lamberto sôbre os engenhos de Garopari sitos na capitania do Espírito Santo
Francisco Lamberto. Eu El-Rei vos envio muito saudar. Por parte de Fernão Dias Franco se me representou aqui por sua petição haver alcançado carta do Juízo do Tombo dos bens confiscados e ausentes de Castela para haver de se lhe dar posse de uns egenhos chamados Garopari sitos na capitania do Espírito Santo, de que está de posse a Fazenda Real pela ausência de Marcos Fernandes Moncauto (sic) que ficou em Castela no tempo da aclamação e depois das pazes foram julgados com seus rendimentos ao Padre Frei Simão de Castelo Branco que dêles lhe fez doação pedindo-me que mandasse dar execução a dita carta e pareceu-me ordenar-vos, como por esta o faço, que em virtude da dita carta que vos há de apresentar lhes mandeis dar posse dos ditos engenhos do Garopari e de seus rendimentos na forma da mesma carta. Escrita em Lisboa a 8 de outubro de 1694. Rei. Conde de Alvor, Presidente. Para o Provedor-mor da Fazenda da Bahia. 1.ª via.
Registe-se e se junte a carta de posse e levantamento do seqüestro dos engenhos do Garopari.
Bahia, 15 de junho de 1695. Francisco Lamberto. Registou-se em o dito dia e se entregou a própria a Cristóvão Barbosa Vilas Boas. Joaquim Antunes Morais.