Referência

BIBLIOTECA NACIONAL. Documentos Históricos: 1648-1661 - Correspondência dos Governadores Gerais - Conde de Castello Melhor, Conde de Athouguia, Francisco Barretto (Vol. III). Rio de Janeiro: Augusto Porto & C., 1928. pp.413-414. Disponível em: . Acesso em: .

Créditos

Acervo Biblioteca Nacional

Encontrou um erro?

 

08/04/1659: Carta para o Capitão-mor da capitania do Espírito Santo João de Almeida Rios

Por carta de 4 de Janeiro me dá VM. conta das revoluções que houve nessa Capitania sobre a nova eleição dos officiaes da câmara e mandando ver pelos ministros da Relação os papeis com que VM. quiz justificar o que se tinha obrado com parecer de todos se deu sentença contra o disposto por VM. porque não lhe tocava mais que socegar os tumultos do Povo e não seguir sua errada opinião pois de ordinário se dirige em damno da mesma Republica que não pode encontrar as Ordenações do Reino e quando a eleição que fez o ouvidor conforme o disposto pela lei não fosse ajustada esta dispõe meios para buscar recurso nos Ministros que Sua Magestade poz neste Estado para fazer justiça a seus vassallos o ouvidor se deve restituir, logo a seu officio. E fique VM. advertido que nao pode tirar os postos providos por este Governo nem provel-os sem ordem que tenha para isso e quando tenham culpas se me devem remetter justificadas para que mande o mais conveniente.

Os filhos do Arancedo (ouvidor me remetta VM. presos na primeira occasião com as culpas que houver delles para os castigos por ellas) se o merecerem. E para o mais tocante aos officiaes da Câmara que hão de servir este anno se governará pela disposição das leis e conforme a sentença que se deu nesta Relação e não consinta VM. se faça o contrario do que dispõe o Tribunal porque se procederá contra VM. a quem Deus guarde.

Bahia e Abril 8 de 1659. Francisco Barretto.

 
Fabio Paiva Reis
Fabio Paiva Reis
Fabio é capixaba, natural de Vitória. Historiador, fez doutorado na Universidade do Minho, em Portugal, e se especializou em História do Espírito Santo Colonial. Fundou este site em 2015 e, no ano seguinte, foi premiado no edital de Educação Patrimonial da Secretaria do Estado da Cultura do Espírito Santo. Hoje é professor de História no Instituto Federal do Espírito Santo - Campus São Mateus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.