Referência

BIBLIOTECA NACIONAL. Documentos Históricos: 1648-1672 - Correspondência dos Governadores Gerais - Conde de Castello Melhor, Conde de Athouguia, Francisco Barretto (Vol. IV). Rio de Janeiro: Augusto Porto & C., 1928. pp.216-217. Disponível em: . Acesso em: .

Créditos

Acervo Biblioteca Nacional

Encontrou um erro?

 

06/09/1672: Ordem que se passou ao Padre Provincial de São Bento Frei Balthazar Pinto

Porquanto o Doutor Frei Balthazar Pinto Provincial do Mosteiro de São Bento, me representou que para bem e quietação de sua Religião não convinha que partisse Religioso algum della para as Capitanias de Pernambuco, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Ordeno e mando que nenhum Mestre de qualquer embarcação que partir para as ditas Capitanias principalmente as que estão para seguir viagem para as do Espírito Santo, e Rio de Janeiro, leve Religioso algum da dita ordem sem expressa licença do dito Padre Provincial Frei Balthazar Pinto pena de ser castigado rigorosamente a meu arbítrio, todo o que assim o não fizer e guardar inviolavelmente o que nesta ordeno, e antes que parta será visitado pelo Meirinho do Mar. Bahia e Setembro 6 de 1672.

Affonso Furtado de Castro do Rio de Mendonça.

 
Fabio Paiva Reis
Fabio Paiva Reis
Fabio é capixaba, natural de Vitória. Historiador, fez doutorado na Universidade do Minho, em Portugal, e se especializou em História do Espírito Santo Colonial. Fundou este site em 2015 e, no ano seguinte, foi premiado no edital de Educação Patrimonial da Secretaria do Estado da Cultura do Espírito Santo. Hoje é professor de História no Instituto Federal do Espírito Santo - Campus São Mateus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.