A campanha de financiamento coletivo para a realização da Exposição: Mapas do Espírito Santo Colonial alcançou hoje 76,55% da meta, faltando um dia para completar a primeira semana desde que foi iniciada. Realizada através do site Catarse.me, a campanha tem como objetivo arrecadar R$ 2.000,00 para financiar a diagramação e a impressão das placas expositivas.

A Exposição está marcada para ser inaugurada no dia 20 de março no Arquivo Público do Estado do Espírito Santo, que fica na Rua Sete de Setembro, no centro de Vitória. Ela contará com 24 placas com reproduções dos mapas mais antigos do estado, feitos entre 1590 e 1670. “Alguns desses mapas são inéditos até mesmo para historiadores”, afirma Fabio, organizador da exposição e doutor em História pela Universidade do Minho, em Portugal. “Isso proporciona uma oportunidade única para entender melhor os primeiros séculos da colonização portuguesa no Espírito Santo.”

No dia da inauguração, haverá ainda uma palestra do organizador sobre o tema. Especialista no assunto, em sua tese de doutorado, Fabio analisou mais de 40 mapas do Espírito Santo feitos nos séculos 16 e 17. Em 2016, graças ao edital de Educação Patrimonial da Secretaria do Estado da Cultura, pôde digitalizar esses mapas e disponibilizá-los no site do projeto Spirito Sancto (http://historiacapixaba.com), que compartilha e divulga documentos históricos do estado. Agora, quer trazer os documentos para mais próximo das pessoas.

A exposição, porém, é um projeto pessoal. Para poder realizá-la, Fabio busca apoio através da campanha de financiamento coletivo no Catarse. Segundo o historiador, os resultados têm sido muito positivos. “Se nos primeiros seis dias, passamos de 75% da meta, acreditamos que alcançaremos os 100% em breve”, disse. “Se passarmos da meta, planejamos exibir ainda mais mapas e oferecer mais recompensas para os colaboradores”.

Para apoiar o evento, basta visitar o site http://catarse.me/mapas-espiritosanto e fazer uma doação de qualquer valor.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.