Referência

GOULARTE, Rodrigo da Silva. Figurões da terra : trajetórias e projetos políticos no Espírito Santos do Oitocentos / Rodrigo da Silva Goularte. – Vitória, ES : Edifes, 2017. Disponível em: . Acesso em: .

Créditos

Rodrigo da Silva Goularte, Ifes: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/299

Encontrou um erro?

 

Figurões da terra : trajetórias e projetos políticos no Espírito Santo de oitocentos, por Rodrigo da Silva Goularte

Dissertação de Mestrado

Resumo: Como fruto da descentralização política promovida pelo Ato Adicional de 1834, todas as províncias brasileiras puderam instalar uma Assembléia Legislativa. No caso do Espírito Santo, este trabalho defende a hipótese de que os indivíduos que ocuparam o parlamento regional possuíam, em seu passado, carreiras profissionais e políticas que lhes conferiram treinamento e conhecimento da realidade regional e nacional, possibilitando-lhes desempenhar seus papéis de deputados provinciais. As trajetórias políticas foram feitas dentro dos quadros administrativos da província. Profissionalmente, os deputados de 1835 estiveram envolvidos em três carreiras: a militar, a eclesiástica e a burocracia civil. O capital político promovido por essas trajetórias permitiu-lhes permanecer no cenário político provincial até meados do XIX e atender a muitas das demandas regionais.

Palavras-chave: Elites; Império; Província; Trajetórias


Download

Loader Loading…
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

Download [1.65 MB]

 
Fabio Paiva Reis
Fabio Paiva Reis
Fabio é capixaba, natural de Vitória. Historiador, fez doutorado na Universidade do Minho, em Portugal, e se especializou em História do Espírito Santo Colonial. Fundou este site em 2015 e, no ano seguinte, foi premiado no edital de Educação Patrimonial da Secretaria do Estado da Cultura do Espírito Santo. Hoje é professor de História no Instituto Federal do Espírito Santo - Campus São Mateus.

1 Comment

  1. […] Livro Figurões da terra : trajetórias e projetos políticos no Espírito Santo de oitocentos, por Rodrigo da Silva Goularte […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.