03/06/1662: Carta para os officiaes da Câmara da Capitania do Espirito Santo acerca do Capitão-mor que vae provido nella

Referência

BIBLIOTECA NACIONAL. Documentos Históricos: 1648-1711 - Provisões, Patentes, Alvarás, Cartas (Vol. XXXIII). Rio de Janeiro: Typographia do Archivo de História Brasileira, 1936. p. 299-300. Disponível em: . Acesso em: .

Créditos

Acervo Biblioteca Nacional

Encontrou um erro?

 

03/06/1662: Carta para os officiaes da Câmara da Capitania do Espirito Santo acerca do Capitão-mor que vae provido nella

Por haverem expirado com o Governo do Senhor Salvador Corrêa de Sá e Benevides todos os provimentos que fez emquanto durou a separação das Capitanias do Sul que teve fim com não surtir effeito o descobrimento das minas, em que ella se fundou: me pareceu prover o cargo de Capitão-mor dessa Capitania do Espirito Santo na pessoa de José Rabello Leite, de cujo merecimento espero corresponda nas obrigações de a governar muito conforme ao conceito que delle tenho.

Eu o hei por mettido de posse na Patente que lhe mandei passar e elle ha de fazer registar nos livros dessa Camara Vossas Mercês o tenham assim entendido, e o ajudem no que lhes puder tocar de maneira que unindo ele a sua prudência ao zelo com que Vossas Mercês costumam servir a Sua Magestade sejam todas as suas acções e acertos e benefícios a esses moradores, a quem desejo grandemente felicidades.

Guarde Deus a Vossas Mercês. Bahia e Junho 3 de I662.

Francisco Barreto.

 
Fabio Paiva Reis
Fabio Paiva Reis
Fabio é capixaba, natural de Vitória. Historiador, fez doutorado na Universidade do Minho, em Portugal, e se especializou em História do Espírito Santo Colonial. Fundou este site em 2015 e, no ano seguinte, foi premiado no edital de Educação Patrimonial da Secretaria do Estado da Cultura do Espírito Santo. Hoje é professor de História no Instituto Federal do Espírito Santo - Campus São Mateus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.