Fabio Paiva Reis, criador do site Spirito Sancto, defendeu, no dia 14 de fevereiro, a sua tese de doutorado na Universidade do Minho, em Portugal, com o título As representações cartográficas da capitania do Espírito Santo no século XVII. Foi aprovado com nota máxima.

Após as revisões finais, a tese finalmente se encontra disponível para download no RepositoriUM, a biblioteca digital da Universidade do Minho.

O resumo da tese é:

Este estudo apresenta e analisa, pela primeira vez, os mais antigos mapas da Capitania do Espírito Santo, desde aquele feito por Luís Teixeira, ca. 1590, até o mapa presente no Zee-Atlas, holandês, ca. 1680. Entre as questões principais que orientaram esta investigação estão: qual era a importância da cartografia no império português moderno? Como se deu o reconhecimento e mapeamento da costa do Brasil e da capitania do Espírito Santo nos séculos XVI e XVII? O que se sabia sobre a capitania então? Como portugueses, holandeses e europeus em geral enxergavam o Espírito Santo? A dissertação é dividida em seis capítulos. O primeiro discute a evolução da cartografia moderna e sua importância no descobrimento e reconhecimento da América portuguesa. O segundo capítulo apresenta os mapas mais antigos da Capitania do Espírito Santo, no contexto da União Ibérica e valorização do Brasil dentro do império português. O capítulo três explora lendas coloniais e a presença religiosa no Espírito Santo nos mais importantes atlas do cartógrafo João Teixeira Albernas I. No quarto são apresentados os mapas que concluíram o mapeamento de toda a costa do Espírito Santo, em um período de Restauração portuguesa. O quinto capítulo explora os atlas de Albernas II e o holandês Zee-Atlas e o último apresenta os resultados dessa campanha de mapeamento do Espírito Santo que durou cerca de um século.

A tese é de interesse de historiadores, pesquisadores e interessados em geral pela História do Espírito Santo e passa agora por nova revisão para poder ser publicada em formato de livro.

Faça agora o download da tese:

2 Comments

  1. Olival Gonçalves Leite disse:

    Boa tarde!
    No ano de 1861 meu bisavô José Francisco de Barcelos Silva, comprou de Luiz da Fraga Ribeiro e sua esposa Ana Maria da Incarnacão , uma faixa se terra denominado Sítio Formoso no lugar laranjeiras, Serra ES. Gostaria de ter informações se existe mapa da época das regiões do município de Serra, ES?

    • Fabio disse:

      Olival, tudo bem? Esta é uma boa pergunta. Eu não conheço mapas da época que sejam específicos dessa região, mas vou indicar alguns que você pode dar uma olhada. Sobre o seu parente, encontrei uma menção que parece ser a ele no livro Província do Espírito Santo, falando do ano de 1837: “A 16 de dezembro deste ano é pela lei provincial nº 5 elevada à categoria de paróquia a antiga igreja de Carapina, construída em 1746 e pertencente à primitiva fazenda deste nome, e que tinha por invocação Nossa Senhora da Ajuda, cuja imagem fora mandada vir pelo padre Rocha, um dos possuidores dos terrenos pertencentes aos irmãos Pimentéis, ficando a nova freguesia com os mesmos limites do Juízo de Paz. A divisão desta freguesia com a vila da Serra foi mais tarde, pela lei provincial nº 17, de 21 de novembro de 1870, marcada da foz do rio Irema ao porto da lagoa Jucuném (nome derivado de jucei, comer, nem, vamos), desta à estrada da Serra, no lugar Pedrinhas, próximo à casa dos herdeiros de José Francisco de Barcelos Silva, e daí em linha reta ao cume do morro da Serra, passando pela casa de João Francisco da Rocha.”. Você encontra este livro aqui: https://ape.es.gov.br/Media/ape/PDF/Livros/Provincia_do_espirito_santo.pdf. Já sobre mapas, vale a pena dar uma olhada neste aqui: https://bdlb.bn.gov.br/acervo/handle/20.500.12156.3/46793. Ou ainda este: https://purl.pt/1965.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.