spiritosancto-o-governo-dos-outros

O Spirito Sancto acaba de incluir em seu acervo 7 novos documentos, recolhidos da Colleção Chronologica da Legislação Portugueza, uma compilação feita na década de 1850 por José Justino de Andrade e Silva de documentos relacionados ao império ultramarino português.

A coleção foi digitalizada e incorporada no site do projeto O Governo dos Outros.Imaginários Políticos do Império Português (1496 – 1961)financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, de Portugal, e desenvolvido no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.

Entre os documentos do século XVII, encontramos sete que são relacionados à Capitania do Espírito Santo, sendo que três deles são regimentos de ouvidores gerais, um de 1619, um de 1626 e outro de 1630. Dois documentos encarregam a Companhia de Jesus de realizar entradas em busca da Serra das Esmeraldas, no interior da capitania do Espírito Santo, junto com os irmãos Domingos e Antônio de Azeredo Coutinho.

Um dos destaques é a carta patente de 1608 que dividiu o Brasil em duas repartições e deu a Dom Francisco de Sousa o governo sobre as Capitanias do Sul, que incluem Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo. Esta foi a segunda tentativa de dividir o Brasil em repartições do Norte e do Sul e o objetivo era dar a Dom Francisco o controle sobre todas as minas já conhecidas e as que seriam encontradas, incluindo aqui o que já se sabia sobre a Serra das Esmeraldas no Espírito Santo.

Veja agora os 7 documentos.

Fabio Paiva Reis
Fabio Paiva Reis
Fabio é capixaba, natural de Vitória. Historiador, fez doutorado na Universidade do Minho, em Portugal, e se especializou em História do Espírito Santo Colonial. Fundou este site em 2015 e, no ano seguinte, foi premiado no edital de Educação Patrimonial da Secretaria do Estado da Cultura do Espírito Santo. Hoje é professor de História no Instituto Federal do Espírito Santo - Campus São Mateus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.