Um Mapa do Mundo Inteiro Conforme o Método Tradicional de Ptolomeu e Corrigido com Outras Terras de Américo Vespúcio, de Martin Waldseemüller (1507)

Referência

WALDSEEMÜLLER, Martin. Universalis cosmographia secundum Ptholomaei traditionem et Americi Vespucii alioru[m]que lustrationes. 1507. 1 mapa: impresso em 12 folhas, pb.; 128 x 233 cm. Disponível em: . Acesso em: .

Créditos

World Digital Library

Encontrou um erro?

 

Um Mapa do Mundo Inteiro Conforme o Método Tradicional de Ptolomeu e Corrigido com Outras Terras de Américo Vespúcio, de Martin Waldseemüller (1507)

O mapa-múndi de 1507, de Martin Waldseemüller, foi o primeiro mapa a retratar um hemisfério ocidental separado, tendo o Pacífico como um oceano também separado. O mapa evoluiu de um ambicioso projeto em St. Dié, França, durante o início da década de 1500, para documentar e atualizar novos conhecimentos geográficos derivados das explorações portuguesas e espanholas do final do século XV e início do século XVI.

O mapa de Waldseemüller foi o produto mais interessante desse empreendimento de pesquisa. Baseava-se em dados reunidos durante as viagens de Américo Vespúcio ao Novo Mundo entre 1501-02. Em reconhecimento à constatação de Vespúcio de que um novo continente fora descoberto, Waldseemüller batizou as novas terras de “América”. Esta é a única cópia existente, que se tem conhecimento, da primeira edição do mapa, o qual acredita-se terem sido impressos 1.000 exemplares. Mostrando as recém-descobertas extensões de terras americanas, o mapa representou um enorme avanço no conhecimento — que mudou para sempre a compreensão européia de um mundo anteriormente dividido em apenas três regiões: Europa, Ásia e África.

No site da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, instituição onde o mapa está guardado, há algumas notas sobre ele, em inglês:

  • Relief shown pictorially.
  • First document known to name America.
  • Red ink grid on 2 sheets. Text applied over blank areas on 2 sheets. Manuscript annotations in the margin of 1 sheet.
  • All sheets bear a watermark of a triple pointed crown. – Two stamps on verso of upper left hand sheet: Fürstl. Waldburg Wolfegg’sches Kupferstichkabinett — Furstl. Waldbg. Wolf. Bibliothek.
  • Exhibited: Rivers, edens, empires: Lewis & Clark and the revealing of America, Library of Congress, Washington, D.C., July 24-Nov. 29, 2003.
  • Available also through the Library of Congress Web site as a raster image. – Includes text and ill.
  • Printed surrogate in vault available for reference. – LC digital image is a composite map from the twelve separate sheets.
  • Originally bound with Waldseemüller’s 1516 Carta marina in the Schöner Sammelband.
 
Fabio Paiva Reis
Fabio Paiva Reis
Fabio é capixaba, natural de Vitória. Historiador, fez doutorado na Universidade do Minho, em Portugal, e se especializou em História do Espírito Santo Colonial. Fundou este site em 2015 e, no ano seguinte, foi premiado no edital de Educação Patrimonial da Secretaria do Estado da Cultura do Espírito Santo. Hoje é professor de História no Instituto Federal do Espírito Santo - Campus São Mateus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.