Fotografias de Jean Victor Frond: imagens do Espírito Santo em 1860

Referência

Tschudi, Johann Jakob von. Viagem à província do Espírito Santo : imigração e colonização suíça 1860. Vitória : Arquivo Público do Estado do Espírito Santo, 2004. 173 p. Disponível em: . Acesso em: .

Créditos

Encontrou um erro?

 

Fotografias de Jean Victor Frond: imagens do Espírito Santo em 1860

Jean-Victor Frond (Montfaucon (Lot), 1821 – Varreddes, França 1881), fotógrafo e pintor francês, possuiu um estúdio no Rio de Janeiro entre os anos de 1858 e 1862.

Ao chegar ao Brasil, Frond montou um ateliê, recebendo o reconhecimento da Casa Imperial e tornando-se um dos fotógrafos do imperador. Foi considerado um dos melhores profissionais do ramo na época e ganhou renome com a publicação do livro “Brasil Pitoresco”, contendo fotografias de sua autoria realizadas no Rio de Janeiro e fazendas de escravos do interior daquela província. Victor Frond foi o primeiro a registrar fotograficamente o cotidiano dos escravos nas lavouras fluminenses e a produção agrícola nacional.

Após o sucesso dos primeiros volumes o projeto se expande tendo como meta retratar e descrever outras províncias do Brasil, principalmente as de Pernambuco e Bahia. O Espírito Santo também é inserido nesse roteiro. Frond é então contratado pelo governo imperial, com recursos do Departamento Geral de Terras, para excursionar pelo interior, seguindo o mesmo itinerário trilhado pelo monarca Dom Pedro II nas terras capixabas, incluído a província no projeto foto-publicista do “Brasil Pitoresco”.

 
Fabio Paiva Reis
Fabio Paiva Reis
Fabio é capixaba, natural de Vitória. Historiador, fez doutorado na Universidade do Minho, em Portugal, e se especializou em História do Espírito Santo Colonial. Fundou este site em 2015 e, no ano seguinte, foi premiado no edital de Educação Patrimonial da Secretaria do Estado da Cultura do Espírito Santo. Hoje é professor de História no Instituto Federal do Espírito Santo - Campus São Mateus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.