Mostrar tudo

Palestra: Os Cronistas e os Mapas – A construção da cartografia do Espírito Santo a partir dos relatos do século XVII

No dia 24 de agosto de 2022, o historiador Fabio Paiva Reis fez uma palestra a convite no Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo com o título: “Os Cronistas e os Mapas: A construção da cartografia do Espírito Santo a partir dos relatos do século XVII”.

De acordo com Fabio, entre os séculos XVI e XVII diversos viajantes europeus passaram pelo Espírito Santo e escreveram seus relatos para a Corte em Portugal. Desse período, existem mais de 40 mapas que representam diferentes regiões do Espírito Santo atual. Principalmente entre os mais antigos existe uma relação entre os relatos escritos e as imagens dos mapas.

Poucos foram os membros da Corte portuguesa que estiveram no Brasil no período colonial, menos ainda os que aqui pisaram nos séculos XVI e XVII. Assim, os mapas tinham como objetivo criar para os europeus um espelho do mundo, uma imagem da América com a qual eles pudessem interagir com o distante Novo Mundo.

Fabio Paiva Reis
Fabio Paiva Reis
Fabio é capixaba, natural de Vitória. Historiador, fez doutorado na Universidade do Minho, em Portugal, e se especializou em História do Espírito Santo Colonial. Fundou este site em 2015 e, no ano seguinte, foi premiado no edital de Educação Patrimonial da Secretaria do Estado da Cultura do Espírito Santo. Hoje é professor de História no Instituto Federal do Espírito Santo - Campus São Mateus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.