04/06/1662: Portaria que se passou ao Thesoureiro do papel sellado, para a distribuição pelas Capitanias
-
Documento
Porquanto convem, mandar distribuir por todas as Capitanias que desta praça se hão de prover de papel sellado, aquella quantidade que a respeito do que se acha aqui de presente bastar, a se não parar nellas nos negocios: e pela informação que o Thesoureiro Geral do mesmo papel sellado desta praça Tristão da Cunha de Aguiar, se não poderá enviar a todas mais; de cento e quarenta mil reis; por ser menos que o que convinha haver. Hei por bem e lhe ordeno; mande a Seregippe Del-Rei 50$: á do Espirito Santo 40$. A’ do Porto Seguro 10$, á do Ilhéus 10$, e a cada villa de Boupeba, Cairú, e Camamú outros 10$; daquelle papel, cujos sellos forem nellas mais capazes de gastar-se. E a cada uma remetterá os regimentos que forem necessários dos que vieram impressos com o mesmo papel, seguindo em tudo o de seu officio, e avisando aos Thesoureiros particulares de cada Capitania (a cujas Camaras escrevo, e mando provisões minhas para sua introdução, e uso do mesmo papel) o que convier para maior utilidade deste particular, e delles cobrará o que for resultando, e dando suas quitações para descarga de suas contas, terá cuidado de a dar ao Tribunal da Camara desta cidade do que for obrando para nelle se ter entendido. Bahia e Junho 4 de 1662.
Francisco Barretto.
04/06/1662: Portaria que se passou ao Thesoureiro do papel sellado, para a distribuição pelas Capitanias. História Capixaba, 2016. Disponível em: . Acesso em: .
DOCUMENTOS Históricos. Regimento dado ao Governador Roque Barreto (Conclusão, Portaria dos Governadores Gerais: Francisco Barreto, Conde de Obidos, Alexandre de Souza Freire. 1660-1670. Vol VII. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional. 1929. p.85-86.
