Referência

DOCUMENTOS Históricos. Patentes e Provisões, 1668-1677. Vol XII. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional. 1929. p.250-251. Disponível em: . Acesso em: .

Créditos

Acervo Biblioteca Nacional

Encontrou um erro?

 

30/10/1672: Carta Patente do posto de Governador do descobrimento das Minas de Prata, e Esmeraldas, da Capitania de São Vicente, em o Capitão Fernão Dias Paes

Affonso Furtado de Castro do Rio de Mendonça etc. Porquanto tenho encarregado ao Capitão Fernão Dias Paes o descobrimento das Minas de prata, e Esmeraldas a que ora está para partir, para a Capitania de São Vicente, e sendo a importância deste negocio de tanta ponderação, e de tão grandes conveniências para o serviço de Sua Alteza, aumento de Sua Real Fazenda, e conservação deste Estado; convem que para melhor poder obrar nelle vá com posto, autoridade, e poder, que melhor faça conservar a obediência de todas as pessoas que o acompanharem: respeitando Eu as qualidades que na sua concorre; esperando dele que em tudo o que tocar as suas obrigações, e as disposições do fim a que o envio, se haverá muito conforme a confiança que faço de seu merecimento. Hei por bem de o eleger, e nomear (como em virtude da presente faço) Governador de toda a gente que tiver mandado adiante para o dito descobrimento, levar comsigo, ou for depois a incorporar-se com elle, assim de guerra, como de outra qualquer condição, e com este posto usará da insígnia que lhe toca, e gosará de todas as honras, graças, franquezas, privilégios, preeminências, isenções, e liberdades que lhe tocam, podem e devem tocar aos que neste Estado tiveram semelhantes postos aliás ocupações. Pelo que o hei por mettido de posse, dando juramento nas mãos do Capitão-Mor da dita Capitania, e ordeno ao mesmo Capitão-Mor e aos de outros (sic) quaisquer por onde for, e aos Officiaes Maiores, e menores das Milicias, Fazenda e Justiça dellas, Camaras de quaisquer Villas daquellas Capitanias, e em particular a de São Vicente, e São Paulo, e mais pessoas de todas ellas, o hajam, honrem, estimem, e reputem por tal Governador da dita gente, e mando aos Officiaes maiores, e Capitães, que da dita gente que o acompanharem, tiver ido, ou se for incorporar com ella, façam o mesmo, e o obedeçam, cumpram, e guardem todas suas ordens de palavra, ou por escripto, tão pontual, e inteiramente como devem, e são obrigados. Para firmeza do que lhe mandei passar a presente sub meu signal, e sello de minhas armas, a qual se registará nos livros da Secretaria do Estado, e nos das Camaras das referidas Villas de São Vicente, e de São Paulo. Antonio Garcia a fez nesta Cidade do Salvador, Bahia de todos os Santos, em os trinta dias do mez de Outubro. Anno de mil seis centos setenta e dous. Bernardo Vieira Ravasco a fiz escrever. Affonso Furtado de Castro do Rio de Mendonça. Carta Patente do posto de Governador de toda a gente de guerra, e outra qualquer que tiver ido ao descobrimento das Minas da Prata, e Esmeraldas, e ora for e depois se enviar, que Vossa Senhoria teve por bem prover na pessoa do Capitão Fernão Dias Paes, pelos respeitos acima declarados. Para Vossa Senhoria ver.

 
Fabio Paiva Reis
Fabio Paiva Reis
Fabio é capixaba, natural de Vitória. Historiador, fez doutorado na Universidade do Minho, em Portugal, e se especializou em História do Espírito Santo Colonial. Fundou este site em 2015 e, no ano seguinte, foi premiado no edital de Educação Patrimonial da Secretaria do Estado da Cultura do Espírito Santo. Hoje é professor de História no Instituto Federal do Espírito Santo - Campus São Mateus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.