Referência

DOCUMENTOS Históricos. Cartas dos Governadores. 1720-1722. Vol. XLIV. Rio de janeiro: Biblioteca Nacional. 1939, p.125. Disponível em: . Acesso em: .

Créditos

Acervo Biblioteca Nacional

Encontrou um erro?

 

29/08/1721: Para o Ouvidor da Capitania do Espírito Santo, sobre o dinheiro do Donativo

O Desembargador Dionísio de Azevedo de Alvelos Juiz executor do Donativo Real me fez presente o mau procedimento, com que o Ouvidor da Capitania do Espírito Santo, se tinha havido nas cobranças do mesmo Donativo, retendo em si as quantias, que se cobram, sem as fazer depositar em mão de Depositário legal, e abonado, nem as remeter para esta cidade como era obrigado, o que lhe estranho mui aspera, e severamente, e por esta razão ordeno aos oficiais da câmara da Vila da Vitória tomem conta ao dito Ouvidor, e ponham em boa embarcação, tudo o que se achar tem cobrado, e retido em seu poder; tendo entendido que se me tornar semelhante queixa, não dissimularei no castigo, que pelas circunstâncias desta merecia. Nosso Senhor etc. Baía e Agosto 29 de 1721. Vasco Fernandes Cesar de Menezes. Para o Ouvidor da Capitania do Espírito Santo.

 
Fabio Paiva Reis
Fabio Paiva Reis
Fabio é capixaba, natural de Vitória. Historiador, fez doutorado na Universidade do Minho, em Portugal, e se especializou em História do Espírito Santo Colonial. Fundou este site em 2015 e, no ano seguinte, foi premiado no edital de Educação Patrimonial da Secretaria do Estado da Cultura do Espírito Santo. Hoje é professor de História no Instituto Federal do Espírito Santo - Campus São Mateus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.