29/04/1662: Carta para a Câmara da Villa do Espirito Santo acerca dos 4 milhões, e dote da Senhora Infante

Referência

BIBLIOTECA NACIONAL. Documentos Históricos: 1648-1711 - Provisões, Patentes, Alvarás, Cartas (Vol. XXXIII). Rio de Janeiro: Typographia do Archivo de História Brasileira, 1936. p. 297-298. Disponível em: . Acesso em: .

Créditos

Acervo Biblioteca Nacional

Encontrou um erro?

 

29/04/1662: Carta para a Câmara da Villa do Espirito Santo acerca dos 4 milhões, e dote da Senhora Infante

Ao Capitão-mor dessa Capitania envio duas copias de carta de Sua Magestade e uma Provisão, que lhe ordeno mostre a Vossas Mercês quando este lhe dê esta.

De umas e outras ficarão Vossas Mercês entendendo o que Sua Magestade é servido lhe contribuam os Vassallos deste Estado para o dote da Senhora Infanta Rainha da Gram Bretanha [Grã Bretanha], e justificação da paz de Hollanda. E o modo com que nesta praça se assentou este negocio. A essa imitação ordeno se elejam pessoas nessa Capitania, que arbitrem o meio. Parece o mais effectivo, e mais suave ser a metade em assucar, e a metade em páo Brasil, por ser mais fácil de conduzir a esta praça, cujas quebras dos 80$ cruzados que lhe tocam estão applicados os 1$ cruzados, que cabem a essa Capitania; mas será sempre o melhor, o que for menos molesto ao povo e mais substancial no intento. Não encommendo a Vossas Mercês o effeito delles. por que todo o encarecimento feito a tão bons Vassallos, como os dessa Capitania em matéria do serviço de Sua Magestade, e credito de sua Nação é offender as obrigações de sua lealdade. E por esta razão espero só que as experiências. me dêm grande occasião de representar a Sua Magestade seu merecimento para que logrem as honras e mercês que sua Real grandeza lhes segura.

Guarde Deus a Vossas Mercês. Bahia e Abril 29 de 1662.

Francisco Barreto.

 
Fabio Paiva Reis
Fabio Paiva Reis
Fabio é capixaba, natural de Vitória. Historiador, fez doutorado na Universidade do Minho, em Portugal, e se especializou em História do Espírito Santo Colonial. Fundou este site em 2015 e, no ano seguinte, foi premiado no edital de Educação Patrimonial da Secretaria do Estado da Cultura do Espírito Santo. Hoje é professor de História no Instituto Federal do Espírito Santo - Campus São Mateus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.