Referência

DOCUMENTOS Históricos. Correspondencia dos Governadores Geraes 1675-1709. Provisões 1664-1668. Vol. XI. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional. 1929, p.62. Disponível em: . Acesso em: .

Créditos

Acervo Biblioteca Nacional

Encontrou um erro?

 

27/06/1676: Carta que se escreveu ao Capitão-mor da Capitania de Cabo Frio

Foi Sua Alteza servido encarregar ultimamente ao Donatario, e Governador da Capitania do Espirito Santo Francisco Gil de Araujo que mandasse fazer o descobrimento das minas das Esmeraldas, querendo elle acceitar o fazer este serviço com as mesmas clausulas, e mercês que sua Alteza havia mandado declarar nos papeis que para o mesmo descobrimeno se havia passado a Joseph Gonçalvez de Oliveira, e entre as ordens que vieram foi uma carta, para das Aldeias circumvizinhas a esta cidade, lhe mandar este dar os Indios que lhe fossem necessários. E porque o dito Donatario acceitou mandar fazer aquella jornada, e nos representou as difficuldades que havia para das sobreditas Aldeias circumvizinhas desta praça se conduzirem os Indios a aquella Capitania pedindo-nos lhe mandássemos dar das do Rio de Janeiro, Cabo frio, e Porto Seguro: e neste negocio de tanta importância se attende só ao fim de se conseguir com a felicidade que se deve desejar ao aperto com que Sua Alteza se serviu encarregal-o: tanto que Vossa Mercê receber esta carta, mande logo á ordem do mesmo Donatario os Indios que houver capazes de ir áquella jornada de todas as Aldeiras que houver nessa Capitania, assim antigas como novas: e bem assim das que administram os Religiosos da Companhia aquelle numero que seu Provincial ordenar ao Superior dellas, que nos seguramos serão tambem todos os que o dito Donatario houver mister, não só pela obrigação do serviço de Sua Alteza, mas pelas muitas e mui particulares que a sua província e todos os filhos de Santo Ignacio devem nella ao dito Donatario. E para este effeito lhe fará Vossa Mercê dar por seu dinheiro todos os mantimentos, que houver mister e sobre isso todo o favor, e ajuda para a condução dos ditos Indios até o Espirito Santo pela parte do mar ou terra . . . . . e sendo caso que os Religiosos da Companhia não dêm os Indios que o dito donatário houver mister, das Aldeias . . . . . dessa Capitania Vossa Mercê lh’os faça dar com effeito porque o serviço de Sua Alteza prefere a todos os outros respeitos. Guarde Deus a Vossa Mercê. Bahia e Junho 27 de 1676.

Agostinho de Azevedo Monteiro. Alvaro de Azevedo. Antonio Guedes de Brito

 
Fabio Paiva Reis
Fabio Paiva Reis
Fabio é capixaba, natural de Vitória. Historiador, fez doutorado na Universidade do Minho, em Portugal, e se especializou em História do Espírito Santo Colonial. Fundou este site em 2015 e, no ano seguinte, foi premiado no edital de Educação Patrimonial da Secretaria do Estado da Cultura do Espírito Santo. Hoje é professor de História no Instituto Federal do Espírito Santo - Campus São Mateus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.