Referência

DOCUMENTOS Históricos. Provisões, Patentes, Alvarás, Mandados. 1651-1693. Vol. XXXII. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional. 1936, p.94-95. Disponível em: . Acesso em: .

Créditos

Acervo Biblioteca Nacional

Encontrou um erro?

 

24/09/1692: Portaria para se mandarem 40 arrobas de polvora á Capitania do Espírito Santo

Porquanto o donativo (sic) da Capitania do Espírito Santo me representou por sua petição que não havia nela pólvora para sua defensa, pedindo-me a mandasse prover, e a mesma falta me tem repetido o Capitão-mor da mesma Capitania João de Velasco e Molina, e o Provedor da Fazenda dela Francisco Monteiro de Moraes, com ocasião de uma nau de piratas que chegou á Barra da Villa da Victoria, dando-me ambos conta de não haver ali mais que seis arrobas, quase carvão, e visto o que pareceu aos Ministros da Fazenda Real do Estado sobre a petição do dito Donativo, e necessidade presente, a que convém acudir-se pelo que toca ao Serviço de Sua Majestade prontamente e neste porto se acha para partir uma sumaca de que é Mestre João Dias que vae em direitura para a dita Capitania, o Provedor-mor da Fazenda mande logo embarcar nela 40 arrobas de pólvora que se carregarão em receita viva ao Almoxarife da dita Capitania de que virá conhecimento em forma para o que nesta praça a dispender, e sobre o mais que aponta o Provedor-mor acerca da pólvora que de oito anos a esta parte se tem remetido á dita Capitania se expedirão as ordens necessárias ao Capitão- mor, e Oficiais da Fazenda delia. Bahia 24 de Setembro de 1692. Rubrica.

 
Fabio Paiva Reis
Fabio Paiva Reis
Fabio é capixaba, natural de Vitória. Historiador, fez doutorado na Universidade do Minho, em Portugal, e se especializou em História do Espírito Santo Colonial. Fundou este site em 2015 e, no ano seguinte, foi premiado no edital de Educação Patrimonial da Secretaria do Estado da Cultura do Espírito Santo. Hoje é professor de História no Instituto Federal do Espírito Santo - Campus São Mateus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.