Referência

DOCUMENTOS Históricos. Portarias, Ordens, Regimentos - 1734-1736. Vol. LXXVI. Rio de Janeiro: Typographia Baptista de Souza. 1947, p.203. Disponível em: . Acesso em: .

Créditos

Acervo Biblioteca Nacional

Encontrou um erro?

 

23/08/1735: Portaria para o provedor-mor da Fazenda Real

O provedor da Fazenda Real da capitania do Espírito Santo me representou por carta de 23 de julho próximo passado o miserável estado em que a dita capitania se achava por não haver pólvora alguma para provimento das fortalezas dela, e por que Sua Majestade recomenda com muita especialidade o cuidado e segurança dela, reputando-a por uma das mais importantes do Estado, a respeito de ficar próxima às minhas e poder ser invadida por alguma das nações estrangeiras. O provedor-mor da Fazenda Real mande remeter para aquela capitania, na primeira embarcação que se oferecer, vinte quintais de pólvora, uma barrica de breu e dois barris de alcatrão para se alcatroarem as carretas, que é o que aponta o mestre de campo da artilharia na informação inclusa. Bahia e agosto 23 de 1735. Rubrica.

 
Fabio Paiva Reis
Fabio Paiva Reis
Fabio é capixaba, natural de Vitória. Historiador, fez doutorado na Universidade do Minho, em Portugal, e se especializou em História do Espírito Santo Colonial. Fundou este site em 2015 e, no ano seguinte, foi premiado no edital de Educação Patrimonial da Secretaria do Estado da Cultura do Espírito Santo. Hoje é professor de História no Instituto Federal do Espírito Santo - Campus São Mateus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.