Referência

DOCUMENTOS Históricos. Provisões – Patentes – Alvarás. 1697-1699. Vol. LVIII. Rio de Janeiro: Biblioteca nacional. 1942, p.325-327. Disponível em: . Acesso em: .

Créditos

Acervo Biblioteca Nacional

Encontrou um erro?

 

22/04/1699: Registo da Carta Patente do posto de Capitão-mor da Capitania do Espírito Santo provido na pessoa de Francisco Monteiro

Dom João de Alencastre do Conselho de Sua Majestade que Deus guarde etc. Porquanto por falecimento de José Pinheiro de Barbuda ficou vago o posto de Capitão-mor da Capitania do Espírito Santo e convem provê-lo em pessoa de valor, prática na disciplina militar e experiência da guerra: tendo eu consideração ao bem que estas qualidades concorrem na de Francisco Monteiro morador na mesma Capitania e haver servido a Sua Majestade que Deus guarde nos postos de Capitão Sargento-maior e Coronel de infantaria da ordenança ser uma das principais pessoas da dita Capitania; esperando que nas obrigações do dito posto se haverá muito conforme a confiança que faço de sua pessoa. Hei por bem de o eleger e nomear (como de fato elejo e nomeio) Capitão-mor da dita Capitania do Espírito Santo para que o seja, use e exerça com todas as graças, honras, isenções, franquezas, liberdades e preeminências de que gozavam seus antecessores; execute a que estiver ou for derrogada por ordem de sua Majestade ou deste Governo e como eles haverá o ordenado que lhe pertencer enquanto servir em o dito posto do qual o hei por metido de posse havendo primeiro dado juramento e feito preito e homenagem nas mãos dos oficiais da Câmara da dita Capitania segundo uso e costume do Reino de Portugal e se pratica naquela Capitania de que se fará assento nas costas desta. Pelo que ordeno aos ditos oficiais da Câmara da mesma Capitania o hajam, honrem, estimem e reputem por seu Capitão-mor e ao Coronel e mais oficiais de guerra e milícia, Fazenda e Justiça, Nobreza e Povo dele façam o mesmo obedecendo, guardando e cumprindo todas suas ordens de palavra e por escrito tão pontual e inteiramente como devem e são obrigados. E ao Provedor da Fazenda Real da Capitania dita ordeno outrossim se lhe faça assentar e pagar o ordenado enquanto servir com o dito posto na forma que se praticava e seu imediato antecessor gozava. Para firmeza do que mandei passar a presente sub meu sinal e selo de minhas armas, a qual se registará nos livros da Secretaria do Estado Fazenda Real dele e nos da Fazenda e Câmara da dita Capitania: Manuel Rogeiro Oficial-maior da mesma Secretaria a ffez nesta cidade do Salvador Baía de Todos os Santos em 22 dias do mês de Abril. Ano de 1699. Gonçalo Ravasco Cavalcante e Albuquerque o fiz escrever. Dom João de Alencastre. Selo. Carta Patente do Posto de Capitão-mor da Capitania do Espírito Santo que vagou por falecimento de José Pinheiro de Barbuda: e Vossa Senhoria teve por bem prover na pessoa de Francisco Monteiro: pelos respeitos acima declarados. Para Vossa Senhoria ver. Registada no livro 6.º dos registos da Secretaria do Estado do Brasil a que toca a folhas 116. Baía 2 de Maio de 1699. Lamberto leonardo Lopes de Carvalho a registou em 7 do dito mês e ano. João Antunes Moreira.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.