Referência
Créditos
Encontrou um erro?
22/02/1656: Carta para o Capitão-mor da Capitania do Espirito Santo Francisco Luis de Oliveira
Recebeu-se a carta de VM. com o correio que neste Patacho volta e a noticia de tudo o que VM. tem obrado desde que entrou nessa capitania: espero que todo o procedimento que VM. nella tiver sejam acertos.
Atégora não é cá chegado Simão de Carvalho; ou os ventos, ou o temor o levaram ao Rio de Janeiro.
No sal que VM. fez tomar por perdido obrou como devia. VM. mande fazer a carga delle ao Almoxarife e se despenda no soccorro dos soldados a que faltarem os effeitos ordinários.
Os vinhos a que VM. fez suspender a venda deixe vender depois dos da Companhia Geral mas ainda que tenham pago os subsídios no Rio de Janeiro satisfaçam ahi as imposições que lhe tocarem.
Para se devassar do dinheiro que se deve do tributo da aguardente vae a Provisão que VM. pede (com o que resultar que VM. fará cobrar executivamente) se suppra o que faltar á fazenda Real para se ajustar as despesas que é o único remédio que por ora tem.
Fez VM. bem em mandar dar 8$ reis ao Capitão de Infanteria de sua praça pois em nenhuma se dá mais aos que o são. As 20.000 arrobas de assucar dos engenhos de Gregorio de Tavora deixe VM. estar em ser porque se não podem despender senão no que Sua Magestade ordenar: ao mais da carta de VM. se deferirá havendo logar. N. Sr. etc. Bahia e Fevereiro 22 de 1656. O Conde de Attouguia [Conde de Atouguia].