Referência

BIBLIOTECA NACIONAL. Documentos Históricos: 1648-1661 - Correspondência dos Governadores Gerais - Conde de Castello Melhor, Conde de Athouguia, Francisco Barretto (Vol. III). Rio de Janeiro: Augusto Porto & C., 1928. pp. 5-8. Disponível em: . Acesso em: .

Créditos

Acervo Biblioteca Nacional

Encontrou um erro?

 

21/04/1651: Carta para o Capitam Mor da Cappitania do Espiritu Santo — em reposta das primeiras suas

Muita he a satisfaçam com que fico de tudo o que Vm.me escreve nesta carta de 20 de Feuereyro em que me da conta de ser chegado a essa Capitania: . . . me paressem menos em suas rezões, . . . . procedimento: espero o continue Vm.,de maneyra que sempre se acredite mais a elleiçam que fis de sua pessoa para esse posto; a que foi bem chegado despois de todos os naufrágios que Vm. dis padecera na jornada.

Vi a notícia que Vm. me da dos moradores do Rio das carauellas que facilitaram a saida em terra ao Inimigo: a seu tempo se tratara de seu castigo.

Bem quizera mandar a Vm. os vinte Soldados q’ me pede; mas nam o premite por hora o numero dos q’ ha nesta praça, que sempre necessita do mayor, ainda q’ tenha muitos; se se puderem ajuntar algas, nam faltarei com esse socoro, quando inviar o da poluora, e mais monições q’ ouuer lugar nas prim.ras monções.

Muito approuo a forsa que Vm. intenta fazer na lajem que esta ao pe dessa villa: porque segundo a dispocissam do sitio q’ vi na planta, e a mal. . . . .a defensa do forte e cadea da barra, vem essa a ser a mais conuiniente. VM. a acabe com Toda a prudência com q’ Vm. tem procedido nas summa breuidade, que aos officiais da Camera dessa villa encomendo appertadamente a . . . .Vm., e na primeyra ocaziam mandarey a artilharia necessaria para ella: . . . . lhe meta VM. a que puder ser escuza. . . nas p . . . .de menos importancia.

A Gregorio . . . . . . a que será com esta: e quando nam sirua de remédio para se sigurar aquella barra com a asistencia dos . . . . índios que mando restetuir a suas fazendas, . . . .; vze Vm. com elle dos meyos que puderem ser mais efficazes, ainda q’ chegue aos violentos para que com effeito se segure a barra, sem embargo de os indios ficarem izentos da jurisdiçam dos P.es da Companhia supposto serem mais forsozas as razões do seruiço de S. Mg.de, e da defensa da capitania, do que as de elles obedecerem a seus superiores: mas para mais justificaçam com os mesmos P. es, & sosego dos indios, fará Vm. hum acento com os officiais da camera em que . . . . por resoluçam conseruarce assy aquella Aldea pellas cauz . . . .

Conformes as circunstancias do lanso, e pessoa de Rodrigo Miser. . também me paresse melhor se lhe de o contrato, e nam a Paulo Vas, de quem nam tenho tam boas informações. Venham os lanços para se lhe dar, e passar logo Aluara de correr.

Pella memória dos Almoxeriffes que nessa capitania estam alcansados em suas contas, e Vm. enuiou, mandei paçar, o mandado q’ será com esta, Vm. o faça dar com effeito a sua deuida execuçam: & com essa cobrança se ficará alimentando, com menos oppressam do pouo esse prezidio, q’ Vm. procurará acresentar por todos os meyos possíveis, parcialidades dos capitaens Antônio do Canto, & Manuel de Almeyda do Canto, e seus contrários, he a que mais conuinha ao desengano de sua obstinaçam: mas o primeyro que der occasiam ao menor desacerto Vm. uze . . . . o mayor rigor, e se necessitar o caso, de muy grave, mo remeta prezo a bom recado a esta praça: mas sempre a . . . ruaçam, & do socego dessa Capitania, . . . . . . que Vm. mais deve desuelarse, por se nam seus escessos, & ser tam grande o que merecem os dessa gente.

Ao L.do Diogo da Costa de Carualho, que mandei por Sendicante a capitania de S. Vicente, ordeney no seu regimento que de volta va a essa: com sua presença, & advertências de Vm. espero tomem melhor forma as couzas da justiça, e haja menos embarassos, ou descaminhos no dinheyro dos defuntos e abzentes, que para hua & outra couza leua jurisdiçam, e com carta particular.

Vi o papel que o Ouvidor Joam de pina offeresseu a Vm. para descobrimento das Esmeraldas: mas nam se pode por hora tirar esta jornada aos capitaens Domingos e Antônio de azeuedo a quem SMg.de a tem encarregado, principalmente quando me consta qu . . . a Sam Paulo a buscar lingoa para ella, & como o tempo de se fazer, he em fim de Abril, e principio de Mayo e ja agora he tarde, se elles se nam deliberarem a emprendella o anno q’ vem, em tal caso mandarey entam as ordens necessárias para Joam de Pina. Vm. aplique aos azeuedos, e em falta de se disporem me avize porque folgarei muito que em tempo de Vm. se faça esse seruiço a SMg.de, & Receba essa capitania tam particular beneficio: guarde Deus a Vm. Bahia, & Abril 21 de 1651 Conde de Castelmelhor. Para o capitam mor da capitania do Spirito Santo [Espírito Santo] Manuel da Rocha de Almeyda.

 
Fabio Paiva Reis
Fabio Paiva Reis
Fabio é capixaba, natural de Vitória. Historiador, fez doutorado na Universidade do Minho, em Portugal, e se especializou em História do Espírito Santo Colonial. Fundou este site em 2015 e, no ano seguinte, foi premiado no edital de Educação Patrimonial da Secretaria do Estado da Cultura do Espírito Santo. Hoje é professor de História no Instituto Federal do Espírito Santo - Campus São Mateus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.