Referência

DOCUMENTOS Históricos. DOCUMENTOS Históricos. Correspondência dos Governadores Gerais. 1648-1661. Vol. III. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional. 1928, p.24-25. Disponível em: . Acesso em: .

Créditos

Acervo Biblioteca Nacional

Encontrou um erro?

 

18/03/1648: Carta que se escreveu aos officiaes da camara da Villa da Victoria da capitania do Espirito Santo

Querendo eu mandar a essa capitania um sujeito que a governasse e a defendesse com a prudencia e valor, que merece ao capitão (a opinião?) que tenho de seus moradores me pareceu fazer eleição da pessoa do sargento maior João Ferrão de Castello Branco cavalleiro da Ordem de Christo, e tiral-o do serviço que actualmente estava fazendo no seu posto por ser maior o que vai fazer em ir acompanhar a Vms. E conserval-os com o bom modo que espero das experiencias que tenho de seu bom procedimento o qual é uma das circunstancias que nelle respeitei alem das de sua qualidade e merecimento para lhe encarregar esse governo elle leva a posse dada na patente que lhe mandei passar Vms. Obedeçam logo que lhes presentar esta carta e o conheçam por seu capitão-mor. E confio eu delle que corresponderá em tudo ás obrigações que lhe tocarem, e se haverá com Vms. De maneira que me agradeçam Vms. Muito o enviar-lh’o, e o animo com que fico de os favorecer em tudo o que o tempo der logar não só no commum do povo da capitania mas em particular de cada um de Vms. A quem Deus guarde. Bahia 18 de março de 1648 annos.

 
Fabio Paiva Reis
Fabio Paiva Reis
Fabio é capixaba, natural de Vitória. Historiador, fez doutorado na Universidade do Minho, em Portugal, e se especializou em História do Espírito Santo Colonial. Fundou este site em 2015 e, no ano seguinte, foi premiado no edital de Educação Patrimonial da Secretaria do Estado da Cultura do Espírito Santo. Hoje é professor de História no Instituto Federal do Espírito Santo - Campus São Mateus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.